Foram inauguradas na manhã desta terça-feira novas estruturas de atendimento aos Imigrantes, no Terminal Rodoviário Raul Bartolomei, espaço que e da Prefeitura de Chapecó. A partir de hoje a Polícia Federal passará a atender no local e também haverá uma sala do Balcão de Empregos junto ao Centro de Atendimento ao Imigrante, que é um serviço da Secretaria de Assistência Social de Chapecó.
De acordo com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, essa ampliação de serviços vai facilitar aos estrangeiros o encaminhamento de suas demandas num único local, já na chegada ao município.
“Quem chega de ônibus na Rodoviária já pode encaminhar sua documentação e também vaga de emprego. Graças ao bom trabalho da equipe do Centro de Atendimento ao Imigrante e da Administração Municipal, Chapecó foi escolhida pela ONU uma das cidades mais acolhedoras do país, sendo que em Santa Catarina foram citadas apenas duas cidades, Chapecó e Itajaí. Desde o início da gestão estamos fazendo um trabalho de acolhimento aos imigrantes, alguns deles que estavam sofrendo, em situação de rua. Oferecemos abrigo, alimentação e encaminhamento para emprego. Sejam todos bem-vindos para reconstruir suas vidas e fazer o bem”, disse o prefeito.
A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, e o coordenador do CAI, Natan Oletto, informaram que já foram atendidos 15 mil imigrantes desde o ano passado. Em média são mil por mês. Chapecó já conta com pessoas de 52 nacionalidades.
O coordenador do Balcão de Empregos,Julio Cezar Signori, que está vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Econômico, disse que a instalação de um ponto de atendimento no CAI vai agilizar o atendimento. Mensalmente o Balcão Municipal de Empregos atende seis mil pessoas e 30% são imigrantes. Semanalmente Chapecó tem cerca de mil vagas abertas, em mais de 250 empresas. O Balcão de Empregos faz a intermediação entre os trabalhadores e as empresas. Algumas empresas parceiras que estiveram na inauguração foram o Grupo Bugio, e Supermercados Brasão e Celeiro.
O delegado chefe da Polícia Federal em Chapecó, Fabrício Argenta, agradeceu em especial ao prefeito João Rodrigues e à secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, por terem acolhido a proposta de uma unidade da Polícia Federal junto ao CAI.
“Nesta nova sede teremos 16 estações de trabalho, com mais espaço para prestar atendimento para toda a população de imigrantes”, disse Argenta.
O presidente da Associação dos Haitianos de Chapecó, Lenes Gabeaud, disse que muitos imigrantes que chegam não tinham dinheiro para transporte entre o CAI e a Polícia Federal.
“Agora tudo num mesmo espaço é melhor, facilita pros imigrantes. Agradecemos ao trabalho da Polícia Federal e ao Centro de Atendimento ao Imigrante, que estão prestando um bom trabalho”, disse.
Luis Rojas é venezuelano e foi um dos primeiros a buscar atendimento na nova sede da Polícia Federal.
“Estou no Brasil há seis anos, entrei por Dionísio Cerqueira e vim buscar nova documentação. Trabalho numa agroindústria e moro em Chapecó, com a mulher e dois filhos. Meu objetivo é abrir uma microempresa para prestação de serviços gerais”, afirmou.
De acordo com o coordenador do novo posto de atendimento aos imigrantes da Polícia Federal, Alcione Vergil, somente neste ano já foram entregues 1.150 carteiras de registro de imigração e 400 registros de situação de refugiado.
Também estiveram presentes na inauguração a vereadora Sueli Suttili, representando a Câmara de Vereadores, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Elio Cella, o diretor de Empreendedorismo e Turismo, Luiz Roberto Tillmann, o gerente do Simplifica Chapecó, Luiz Carlos Balsan, o delegado regional executivo da Polícia Federal, Alex Sandro Biegas, o chefe do núcleo de Polícia Administrativa da Polícia Federal em Chapecó, Daniel Ferreira, o delegado coordenador do SAER/SARA, Albert Silveira, o subcomandante do 2o Batalhão de Polícia Militar, major Antônio, o representante do comando do 6o Batalhão de Bombeiros Militar, tenente André Felipe Nunes, o comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Roger de Lima, o consultor jurídico de segurança do município, Márcio Bueno, o presidente da Associação dos Venezuelanos, Alex Peres e representante do deputado Fabiano da Luz.
Fonte: Assessoria/PMC. Fotos: Leandro Schmidt/PMC