segunda-feira , 3 fevereiro 2025
Home / Chapecó / Janeiro Verde: mês de cuidado e prevenção ao câncer de colo de útero

Janeiro Verde: mês de cuidado e prevenção ao câncer de colo de útero

A campanha Janeiro Verde busca conscientizar sobre o câncer de colo de útero. Esse tipo de câncer é considerado altamente prevenível e mesmo assim, os dados ainda preocupam: a doença atinge mais de 16 mil mulheres por ano no Brasil.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Por ser uma doença considerada silenciosa, 35% dos casos acabam levando a morte de pacientes. Esse tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos do papiloma vírus humano, o HPV.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 75% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida e cerca de 5% delas vão desenvolver o tumor maligno em um prazo de dois a dez anos.
Vacinação
Para prevenção é importante a vacina contra o HPV e o exame de Papanicolau (preventivo). Desde 2014, o Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal a tetravalente contra o HPV, atualmente disponível gratuitamente para meninas e meninos de 9-14 anos, e para adultos imunossuprimidos até 45anos. A vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus.
Em Chapecó, em 2023, da população feminina 10.334, foram aplicadas 7.709 doses, com uma cobertura de 75%; já na população masculina 7.338 , foram aplicadas 5.103 doses, com uma cobertura de 70%. “Importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes aos serviços de saúde para fazer a vacina do HPV, ela é uma importante ferramenta para prevenção da doença”, esclareceu Lilian Galão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó.
Preventivo
Já o exame preventivo, é outra forma de prevenção. Ele deve ser realizado por mulheres acima dos 25 anos, é um exame de rastreamento sensível, seguro e que torna possível a detecção dessas lesões que foram estimuladas pelo vírus HPV. Em Chapecó, são 79.976 mulheres em idade indicada para coletado exame que é de 25 a 64 anos. Deste número, foram coletados em 2021, 16.157 coletas; em 2022 foram 24.352 e em 2023 foram 25.562. “Importante que as mulheres estejam em dia com os exames preventivos. Para realizar a coleta desse exame as mulheres podem procurar a sua Unidade de Saúde de referência durante o ano todo”, comentou a Gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Chapecó, Ligia Schacht. Ela comentou ainda que em Chapecó foram registrados 55 casos de câncer de colo de útero em 2019; 42 em 2020; 46 em 2021; 48 em 2022 e 30 em 2023.

Crédito texto e imagem: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Balcão de Empregos de Chapecó tem 949 vagas em 216 empresas

O Balcão de Municipal de Empregos de Chapecó tem disponíveis nesta semana, 949 vagas disponíveis, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.