quarta-feira , 30 abril 2025
Home / Destaque / João Rodrigues em pré-campanha
João Rodrigues Foto: PSD/Divulgação

João Rodrigues em pré-campanha

Há quem acredite que João Rodrigues (PSD) possa abrir mão de sua candidatura a governador do Estado no próximo ano. Mas enquanto isso não acontece – se é que vai mesmo acontecer – ele e o partido segue cumprindo direitinho a cartilha, juntando aliados, realizando evento de lançamento de pré-campanha e, agora, apresentando as bandeiras com as quais trabalhará.

No dia 5 de junho, o PSD organizará um encontro com João Rodrigues em Criciúma. Na pauta, rodovias estaduais e federais, segurança pública e pessoas em situação de rua, sendo este último tema uma especialidade da prefeitura de Chapecó e um dos grandes problemas do Estado.

A sigla também vem alinhando junto ao PP e o União Brasil o apoio à João. Como já dito aqui na coluna, a base desses partidos estão com PSD, muito embora alguns dos principais nomes que compõem cada um deles já estejam comprometidos com Jorginho Mello (PL).

Vice Governadora
Foto: Richard Casas/GVG

Prevenção

A vice-governadora Marilisa Boehm recebeu esta semana a visita de Tammy Fortunato, primeira catarinense a presidir a Comissão Nacional de Combate à Violência Doméstica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A advogada colocou-se à disposição do Governo do Estado junto à entidade nacional para trabalhos em parceria. Tammy citou que um dos focos da comissão é atuar na prevenção do problema, algo que Marilisa defende desde o período em que, por quase três décadas, foi delegada da Polícia Civil de Joinville, onde criou a primeira Delegacia da Mulher na maior cidade catarinense. O assunto, destacou a vice-governadora, é tema constante na rede estadual de ensino. Para ela, é necessário ensinar às meninas que elas têm direitos e que a Justiça, o governo e as forças de Segurança trabalham cotidianamente para a proteção delas. E para os meninos é necessário ensinar que bater em mulher é crime.

Revista especializada

O cooperativismo passa a contar com um novo e estratégico veículo de comunicação: a Revista Cooperativa, uma publicação trimestral voltada exclusivamente ao fortalecimento e à valorização das ações promovidas pelos sete ramos do cooperativismo em Santa Catarina. Fruto de uma parceria institucional entre a OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) e a Editora Expressão, a revista traz conteúdos totalmente exclusivos: notícias, artigos, entrevistas, tendências e coberturas de eventos. Além de ações pontuais, apresentará sessões voltadas à divulgação da essência e dos valores do cooperativismo.

E nesta quarta-feira, 30, a Ocesc realizará um almoço com a imprensa para falar sobre o desempenho das cooperativas catarinenses em 2024 e projeções para 2025.

Segurança nas escolas

As escolas catarinenses passarão a contar, no prazo de até um ano, com um planejamento para enfrentamento de crises, denominado Plano Integrado para Gestão da Cidadania e Paz nas Escolas (Plin). O projeto, que já foi sancionado, é resultado das propostas elaboradas pelo Integra, comitê idealizado pelo Parlamento catarinense para propor ações voltadas à segurança e à promoção da cultura de paz e cidadania no ambiente escolar. A norma dispõe sobre a elaboração e a implantação do Plin em todas as unidades educativas, de todos os níveis e modalidades, localizadas no estado. Conforme o texto, o plano é uma ação obrigatória para a preparação e gestão de possíveis ameaças graves à vida que possam afetar a comunidade educativa, compreendendo alunos, professores, funcionários e demais envolvidos, e deve contar diretrizes e procedimentos a serem seguidos em casos de desastres naturais, crises de saúde pública e incidentes de segurança. O prazo estabelecido para as unidades escolares elaborarem e implantarem seus planejamentos é até 14 de abril do ano que vem.

Emprego na pista

O segundo edital do Programa CNH Emprego na Pista está com as inscrições abertas para 325 vagas exclusivas para motofretistas nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Concórdia, Rio Negrinho e Videira. O Programa é uma ação social voltada à empregabilidade e vai ofertar até 30 mil Carteiras de Habilitação, gratuitamente, para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta), além de mudança ou adição de categoria. Nesta etapa estão sendo contemplados com as vagas para cursos de motofretista, com a parceria do SEST/SENAT e da Espaço do Trânsito de Blumenau. Após o curso será incluído o Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na CNH para aqueles que queiram trabalhar. O link para inscrição está disponível no site do Detran SC.

Nova camisa

Visionária, a Nike e Jordan lançarão uma nova camisa da Seleção Brasileira no próximo ano, três meses antes da Copa do Mundo de 2026 e em pleno ano eleitoral. Segundo a informação divulgada pelo site Footy Headlines, especializado em vazamentos de uniformes esportivos, o novo modelo terá cor vermelha e será o segundo uniforme da equipe. Não coincidentemente, o vermelho é a cor que “rivaliza” com o verde e amarelo, numa alusão a polarização política que vivemos hoje. Uma certeza é que para os torcedores catarinenses, estado mais “bolsonarista” do país, o novo uniforme não vingará, já no resto do país é certo que terá milhares de adeptos. De qualquer forma, a empresa lucra. Que sacada!

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Estado nutricional de crianças dos Centros de Convivência de Chapecó é avaliado com apoio da UFSM

A Prefeitura de Chapecó, em parceria com a UFSM, realizou nos meses de março e ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.