Integrantes da equipe Unochapecó/ Arawaza Brasil/ Prefeitura de Chapecó de Karatê, passaram por exame de faixa preta na quarta-feira, na cidade de Concórdia. Nas artes marciais de origem japonesa existe uma hierarquia dentro da faixa preta, que é conquistada através de exames de graus avançados. Esse procedimento é realizado pela Confederação Brasileira de Karatê, através da federação estadual, onde se instala uma banca examinadora, parecida com as bancas universitárias onde os acadêmicos submetem seus projetos de conclusão de curso. No caso do Karatê a avaliação é intelectual, física e técnica.
E os karatecas chapecoenses foram submetidos à banca examinadora e todos foram aprovados com louvor. Inclusive com a maior nota dentre os 18 candidatos de sete cidades do estado veio para Chapecó. O agraciado foi o coordenador da modalidade, Antonio Rodrigues, que foi aprovado para a faixa preta 5° Dan na WKF World Karate Federation (Federação Mundial de Karatê).
Gilvani Correia foi aprovado para faixa preta primeiro grau, Marco dos Anjos aprovado para faixa preta segundo grau sendo inclusive muito elogiado tecnicamente, Taís Cristina da Silva foi aprovada para faixa preta terceiro grau sendo a única mulher faixa preta terceiro Dan do Oeste Catarinense.
“Esse momento é de extrema importância pois estamos passando por uma mudança de status dentro do Karatê Catarinense, com a primeira mulher no oeste a conquistar a faixa preta 3° Dan, com a melhor nota entre todos os 18 candidatos. Para mim é uma grande satisfação depois de 30 anos dedicado à modalidade em Chapecó receber as maiores notas no exame de faixa entre todas os participantes, com essa nova graduação posso ser convocado pela Confederação Brasileira de Karatê a fazer parte das futuras bancas examinadora da entidade”, pontuou Antonio Rodrigues.
Crédito texto e imagem: Assessoria PMC