segunda-feira , 3 fevereiro 2025
Home / Chapecó / Lançada a campanha Maio Amarelo em Chapecó

Lançada a campanha Maio Amarelo em Chapecó

A Campanha Maio Amarelo, movimento internacional para redução dos acidentes de trânsito, foi lançado em Chapecó na manhã desta segunda-feira (06), no auditório da Prefeitura Municipal. O tema da campanha em 2024 é “Paz no trânsito começa por você”, com o objetivo de levar o tema trânsito para debate na sociedade.
De acordo com Bruna Pastório, coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito, este ano o setor atendeu mais de 3200 pessoas, com palestras, ações educativas e preventivas. Segundo ela, os comportamentos e escolhas dos cidadãos, como motoristas e pedestres, reflete nas ações e no trânsito da cidade. “As ações educativas e preventivas acontecem durante o ano todo, mas são intensificadas em maio”, comentou.
O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó, André João Telecken, destacou que o trânsito e a saúde tem muita ligação, pois os acidentes envolvem todo o sistema de saúde. “Em 2023, Chapecó registrou 55 óbitos no transito, destes, 22 foram acidentes de moto e 23 acidentes de carro. Em 2024, até o momento foram atendidos, 387 pacientes de acidentes de trânsito no Hospital Regional do Oeste. Destes, 34% são originários de motocicletas. Além disso, o aumento no número de veículos, reflete no aumento do número de ocorrências”, comentou.
Ele enfatiza ainda que a saúde mental das pessoas, no ambiente do trânsito, impacta na conduta dos motoristas. “O trânsito é um grande desafio para a sociedade, que precisa junto com as entidades, poder público e empresas, buscar soluções para diminuir o impacto negativo que causa nas cidades”, esclareceu.
O presidente da Câmara de Vereadores, Andre Kovaleski, destacou que o desafio é buscar gradualmente a conscientização e educação das pessoas para que um cuide melhor do outro no trânsito, refletindo nas ações e condutas de cada um. “O trânsito impacta muito na sociedade e cada um precisa fazer a sua parte melhorando suas condutas. Não adianta investir em mobilidade urbana e melhorias, se os motoristas e pedestres não seguirem as regras que são essenciais para a segurança de todos”, comentou.
O comandante da Guarda Municipal, Luiz Antonio Stobe, destacou que as ações educativas e preventivas são realizadas o ano todo, mas ganham maior força em maio e setembro, quando ocorrem o Maio Amarelo e a Semana do Trânsito. Ele destacou que com a instalação das câmeras de videomonitoramento na cidade, foi possível identificar e acompanhar as infrações e condutas dos motoristas, que refletem no trânsito de Chapecó. “As imprudências e desrespeitos são flagrados com maior intensidade e com isso, as equipes de segurança pública conseguem trabalhar com mais rigor e efetividade”, comentou.
O vice prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto, disse que todos fazem parte do trânsito e que precisam contribuir para que ele fique melhor, pois todos são responsáveis. “A prefeitura faz a sua parte, com campanhas educativas e orientativas, mas todos precisam contribuir com comportamentos diferentes, para refletir nas condutas e ações diárias de cada um”, finalizou.
Confira a programação.
– 07/05/2024 – EEB Geni Comel – Ensino médio – 13h30 – OSCAR
– 08/05/2024 – EEB Geni Comel – ensino médio – 7h30 – OSCAR
SEST/SENAT – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO manhã/tarde
– 09/05/2024 – SEST/SENAT – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO manhã/tarde
– 10/05/2024 – EEB Geni Comel – ensino médio – 7h30 – OSCAR
– 14/05/2024 – EXPONENCIAL – 1º a 5º – 13h30 – Mari
– 15/05/2024 – EXPONENCIAL – 1º a 5º – 13h30 – Mari
– 25/05/2024 – Shopping – 10h às 22h
– 26/05/2024 – Shopping – 13h às 20h
– 21/05/2024 – SEST/SENAT – 8 às 18h – Mobilização Prosegur
– 22/05/2024 – XII ENCONTRO REGIONAL CETRAN/DETRAN – 8h às 18h – UCEFF
EPC Leonel Brizola – 02 a 05 anos – Mari
– 24/05/2024 – SEST/SENAT – 8 às 12h – Mobilização Auto Viação
EPC Leonel Brizola – 02 a 05 anos – Mari
-28/05/2024 – CEIB – manhã/tarde – 1º a 5º ano – Mari
– 29/05/2024 – Associação dos Surdos – Adulto – 14h – Vitor/Tiago
SINISTROS DE TRÂNSITO EM NÚMEROS
* Principal causa de mortes de crianças e jovens dos 5 aos 9 anos no mundo;
*1,19 milhão de pessoas morrem por ano, globalmente, em sinistro de trânsito. No Brasil em torno de 120 pessoas diariamente perdem a vida;
*R$ 50 bilhões é o custo estimado dos sinistros de trânsito ao ano no Brasil;
* Cerca de 35 % do total de óbitos no trânsito são motociclista, as principais vítimas de trânsito no país;
* Mais da metade dos acidentes com pedestres ocorre pelo uso do celular enquanto atravessam a rua ou por atravessarem fora da faixa.
Fonte: Abramet; Datasus/Ministério da Saúde; IPEA e OMS

Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Goio-Ên recebe pilotos internacionais para provas de Motonáutica

Chapecó está recebendo pilotos nacionais e até internacionais para as provas de Motonáutica, que acontecem ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.