quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Destaque / Lewandowski é o novo ministro da Justiça
Foto: Agencia Brasil

Lewandowski é o novo ministro da Justiça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu nesta quinta-feira, 11, que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, é quem ficará na chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele irá ocupar o cargo que era de Flávio Dino, que foi nomeado como novo ministro do Superior Tribunal Federal.

Para Lula, as duas indicações, uma na Suprema Corte e a outra na pasta da Justiça é uma grande vitória neste seu primeiro ano de mandato.

Esta é a segunda vez que Ricardo Lewandowski recebe uma indicação de Lula, a primeira, em 2006, foi para ingressar no STF.

Durante sua trajetória, Lewandowski votou a favor da absolvição dos ex-ministros José Dirceu e José Genoíno, no caso do Mensalão. Ele também foi o primeiro ministro do STF a apontar desvios na atuação da Lava Jato e foi relator de uma operação posterior que resultou na anulação da condenação de Lula no caso, e na suspensão das ações relativas a diversos outros réus. O ministro suspendeu pessoalmente diversos processos da operação.

O ministro foi também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012. No cargo, esteve à frente da aplicação da Lei da Ficha Limpa, que havia sido aprovada em 2010.

 

Foto: Secom

Casa Civil

Dois nomes já surgiram, porém não foram confirmados para ocupar a Casa Civil, que está, atualmente, sob o comando da secretária-adjunta Maria Teresinha Debatin. Cleverson Siewert, o braço direito de Jorginho Mello (PL) e que hoje comanda com maestria a Secretaria de Estado da Fazenda, foi um dos cogitados. O outro seria Beto Martins, atual secretário de Portos e Aeroportos. Mas seriam especulações. Não há, de fato, nenhum nome definido para ocupar a pasta que seria de Filipe Mello.

 

Aeroportos catarinenses

Os aeroportos de Santa Catarina registraram uma movimentação de 7,3 milhões de passageiros em 2023. O número representa um crescimento de 18,64% em relação ao ano de 2022 e o destaque foi o crescimento de 143,19% de passageiros em voos internacionais em relação ao ano anterior. Os dados foram obtidos pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e às administrações dos aeroportos. Pelo Aeroporto de Florianópolis, principal porta de entrada de Santa Catarina, foram 391.994 passageiros em voos internacionais em 2023, contra 161.183 de 2022.

 

Indígenas

O Governo Federal destinou recursos para fortalecer a capacidade logística das populações indígenas que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmou parcerias com a Funai e órgãos gestores do PAA em 14 estados para a compra de veículos, embarcações e equipamentos. O investimento é de cerca de R$ 40 milhões. Em Santa Catarina, serão repassados à Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, R$ 700 mil em recursos federais que, somados ao valor de contrapartida do estado, serão aplicados na aquisição de uma caminhonete e um caminhão baú isotérmico. Os meios de transporte vão garantir o escoamento da produção feita por indígenas e a entrega dos alimentos a outros integrantes desta população, que em sua maioria habitam regiões de difícil acesso.

 

Crianças nas praias

Além de reforçar o efetivo para suprir as demandas nas delegacias que atendem o Litoral catarinense dentro da Operação Estação Verão, a Polícia Civil realiza uma ação preventiva de segurança nas praias mais movimentadas de Santa Catarina: a distribuição de mais de 40 mil pulseirinhas de identificação para crianças nos locais que concentram o maior número de visitantes. O objetivo é alertar pais e responsáveis sobre a importância de identificar as crianças que, eventualmente, podem se perder, no meio dos banhistas que lotam as praias catarinenses.

 

Reoneração da folha

O deputado federal Gilson Marques (Novo), de Santa Catarina, virou porta-voz do partido na iniciativa de propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Medida Provisória editada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que prevê, a partir de abril deste ano, a reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O assunto controverso é objeto de cobranças dos empresários e de parlamentares, que pedem ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que devolva a MP ao Planalto.

 

Título de eleitor

Quem pretende votar nas eleições municipais de outubro tem menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais. O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas. Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis.

 

Porto

A atividade portuária em Imbituba manteve números expressivos e consolidou um novo recorde em 2023. O fechamento do ano, realizado pela SCPAR Porto de Imbituba, administradora do Porto, registrou a operação de 7,7 milhões de toneladas de janeiro a dezembro, resultando em um marco inédito anual e crescimento de 8% em comparação a 2022, recorde anterior (7,1 milhões t). Em relação ao número de atracações, foram atendidos 289 navios (+3,2%).

Produção e Edição: ADI/SC Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato: peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/APROV/Unoesc fica em terceiro lugar no Estadual de Voleibol

Encerrou no último final de semana, na cidade de Joinville, o Campeonato Catarinense de Voleibol ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.