O Encontro de Mulheres em Ação, evento promovido pela Prefeitura de Chapecó para marcar o mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, reuniu mais de mil pessoas no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes.
“Eu até deixei os pratos em cima da mesa para vir participar, está muito lindo” disse Lurdes Bosco, do bairro Passo dos Fortes.
Carmem Maria Marafon, do bairro Engenho Braun, disse que esta é a segunda vez que participa do evento.
“Gosto de tudo, das palestras, das amizades, de ver as amigas. Se ficasse em casa ficaria só trabalhando e aqui a gente nem vê as horas passarem. A gente se sente bem aqui”, disse.
Teve participante que fez cerca de 20 quilômetros para chegar no evento, como é o caso de Rosiane Pacheco Rodrigues da Rosa, da Linha Cachoeira.
“A gente vem aqui para se distrair, para fazer novas amizades”, disse.
O evento contou com apresentações culturais, palestra, artesanato e serviços de beleza gratuitos. Um dos destaques foi o desfile de um grupo de mulheres selecionadas pela Secretaria de Assistência Social e pela gerência de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, que ganharam “Um dia de Princesa” graças à parceria com uma empresa de cosméticos e voluntários. Entre elas estava Neiva Nogueira, que pela primeira vez na vida foi num salão de beleza.
A secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, agradeceu aos parceiros que proporcionaram as atividades. “Nossa gratidão à todos. Nós temos trabalhado para atender e valorizar as mulheres chapecoenses”, disse.
A Primeira Dama Fabiana Matte Rodrigues destacou que as mulheres devem buscar aumentar sua auto estima e participar cada vez mais das decisões da sociedade.
“È um momento especial em que a Administração João Rodrigues valoriza as mulheres, sua auto estima. É o momento de a mulher se posicionar. Ela pode ser o que ela quiser. Se queremos um Brasil melhor temos que acreditar na força da mulher”, disse Fabiana.
O prefeito João Rodrigues parabenizou as mulheres pela sua força e resiliência, e destacou que a Administração trabalha pelas pessoas mais vulneráveis. “Queremos levar para todos os bairros este espetáculo, para que as pessoas mais humildes possam conhecer”, disse.