O Museu Antônio Selistre de Campos, mantido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal, iniciou com uma palesta as comemorações dos seus 47 anos de história e cultura, na terça-feira (8). A arqueóloga argentina Lucía Tatiana Rombolá, falou sobre a temática da arqueologia indígena, para um público diversificado. A palestra, intitulada “Arqueologia indígena, o que é isso?”, foi um marco importante na programação da celebração e proporcionou um enriquecedor debate sobre a preservação e o estudo das culturas indígenas. Durante o evento, os visitantes também puderam participar de uma visita mediada pelas exposições do museu. As exposições “Chapecó, Rios de Cultura e Memória”, “O Que Tem no Prédio Amarelo?” e “Águas de Narciso” estavam abertas ao público e receberam a visitação de um público atento e curioso.
A mediação das exposições permitiu uma abordagem mais profunda e educativa sobre os temas abordados, enriquecendo ainda mais a experiência de quem esteve presente. A palestra de Lucía Tatiana Rombolá, acompanhada pela visitação às exposições, foi uma forma de resgatar e valorizar as raízes culturais do nosso país e do continente, além de incentivar a reflexão sobre a importância de manter viva a memória e o conhecimento das civilizações indígenas.
O evento, além de celebrar os 47 anos do museu, destacou o papel essencial que a instituição desempenha na promoção da cultura, do conhecimento histórico e da educação para a preservação do patrimônio cultural de nossa sociedade.
As comemorações do aniversário do museu se estendem para o final de semana. No sábado (12) o museu estará aberto para receber visitantes das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
“Venha visitar e conhecer um pouco mais da história de Chapecó! O Museu Antônio Selistre de Campos agradece a todos os presentes e reforça seu compromisso em seguir promovendo a arte, a cultura e a história por muitos anos”, disse o secretário de Cultura, Fellipe de Quadros.
O Museu Antônio Selistre de Campos fica no prédio amarelo da Avenida Getúlio Vargas, em frente à praça Coronel Bertaso. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Outras informações pelo telefone (49) 3321-8509.
Fonte: Imprensa/PMC