segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Eventos / NAPA tem estande para adoção na Efapi

NAPA tem estande para adoção na Efapi

Presente na Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi), o Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (Napa) disponibiliza todos os dias dez cachorros, em sua maioria fêmeas, para adoção consciente. Criada há dois anos, a iniciativa da Prefeitura de Chapecó tem o intuito de resgatar animais abandonados ou que sofreram maus-tratos.
Desde o início da exposição, na última sexta-feira (6), já foram adotados oito animais. Durante os dias de Efapi, o Napa recebe o auxílio de acadêmicos de Medicina Veterinária. “Nós temos uma parceria com a Unochapecó e com a Uceff. Estudantes estão aqui fazendo a parte de orientação dos cuidados, protocolos de vacina e o bem-estar dos animais”, relata Ana Triantafyllou, integrante do Napa e responsável pela organização do estande na feira.
Acadêmica do oitavo período de Medicina Veterinária na Unochapecó, Elisama Carara conta que seu trabalho na feira é ajudar os possíveis adotantes, conversando com eles para assim, poderem realizar uma adoção responsável e consciente. A estudante relatou ainda que os adotantes não ficarão desamparados pós-adoção, tendo uma consulta gratuita na Clínica de Medicina Veterinária da Unochapecó.
O Napa também possui parceria com diferentes organizações não governamentais voltadas à causa animal. Com o objetivo de castração em massa, políticas públicas e conscientização nas escolas, esteve presente no quarto dia de feira, 9 de outubro, a ONG Cão Cidadão, que é uma dessas parceiras. “Hoje somos 30 protetoras associadas, e cada uma delas tem em torno de 15 a 30 animais, alguns deles foram trazidos para a Efapi. Temos essa parceria com o Napa, onde eles nos fornecem a castração, microchipagem e vacina antirrábica”, conta a presidente da ONG, Karla Klein. Todos os animais disponíveis para adoção na feira estão com suas carteiras de vacinação em dia.
O estande do Napa recebe interessados na adoção, onde o tutor deverá passar por entrevista, assinar o termo de adoção e poderá sair da feira com o seu animalzinho. Após realizada a adoção, o novo dono receberá um kit ração, disponibilizado por um dos parceiros da iniciativa, a Tozzo Alimentos. Além do kit, o programa irá acompanhar a adaptação do cãozinho em seu novo lar.
A cachorra de dois anos, Pitoca, ganhou um novo lar na tarde desta segunda-feira. Cleiton Siega, o adotante, revela que não havia ido à feira com uma adoção em mente. “Eu vi ela aqui e me apaixonei. A Pitoca é muito dócil, vai brincar muito com as minhas crianças no pátio lá de casa”, revela.
Para realizar a adoção após o fim da feira, os interessados podem entrar em contato com o Napa, pelo telefone 2049-9330, pelo aplicativo Chapecó Digital ou através de ONGs apoiadoras.
Texto: Emilly Bueno e Luísa Knorst Deotti
Fotos: Emilly Bueno

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste domingo tem Feira de Turismo, Artesanato e Produtos Coloniais no Ecoparque

Neste domingo terá a Feira de Turismo, Artesanato e Produtos Coloniais, no Ecoparque, das 15h ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.