Na manhã desta quarta-feira (20), a Polícia Civil de Santa Catarina realizou a formatura do 2º curso de Cinotecnia Policial, em evento na Acadepol (Academia da Polícia Civil), em Florianópolis. Foram formados 17 policiais, sendo dez policiais civis catarinenses e sete integrantes de outras instituições, que são da Base Aérea de Florianópolis, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e policiais civis do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
A iniciativa visou a capacitar policiais para treinamento e operações com cães de detecção de drogas, armas e outras ações importantes nos trabalhos de persecução criminal. Na Polícia Civil de SC, a Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC/PCSC) atua no sentido de nivelar conhecimentos, uniformizar técnicas e habilitar policiais civis dos Núcleos de Operações com Cães (NOCs) para treinarem e empregarem adequadamente os parceiros caninos.
O curso teve a duração de 210 horas/aulas durante 30 dias. Entre os conteúdos abordados estão atendimento pré-hospitalar de emergência canino e humano, ambientação em aeronave, técnicas de apresentação de odores, busca urbana veicular rural e em edificações e de restos mortais.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, destacou o momento de avanço na Instituição e a importância da prestação do serviço e atendimento à população.
Além do delegado-geral, formaram a mesa de autoridades a delegada-geral adjunta, Ester Fernanda Coelho; o diretor da Acadepol, André Luiz Bermudez, o diretor de Inteligência, Aldo Pinheiro D´Ávila e o secretário adjunto municipal de Defesa do Cidadão, Alceu de Oliveira Pinto. Também estiveram presentes autoridades de outras instituições, convidados e policiais.
Foto/Divulgação: Polícia Civil SC