Em meio a corrida para divulgar o balanço dos seus 200 dias de gestão, a contenção de uma possível crise aviária e a tentativa de reverter a suspensão imposta pelo Japão para a exportação da carne de frango do Estado, Jorginho Mello (PL) participou na última quarta-feira, 19, da cerimônia de posse do diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, e do diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani.
No evento, o governador discursou e destacou a relevância do BRDE no fomento ao desenvolvimento regional e enalteceu a importância dos novos diretores para o progresso econômico dos estados do Sul do Brasil.
Já Kleinubing, reforçou em sua fala o que já havia antecipado à Coluna, que sua prioridade para Santa Catarina seria a criação de fundo de aval para alavancar o Badesc (Agência de Fomento do Estado) e dar condições de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas. Aliás, em entrevista na última semana, o diretor-presidente revelou ainda ter recebido uma missão do governador, que seria a de avançar com o projeto do Pronampe Estadual, semelhante ao que foi feito no projeto nacional.
Hoje, o governador dará continuidade ao programa Santa Catarina Levada a Sério com os prefeitos da Grande Florianópolis. E esta semana, ainda, deu entrevista a Pelo Estado Entrevista. É, o homem não para!
Festival Internacional de Música
Está sendo realizado neste final de semana a 11ª edição do Festival Internacional Música na Serra, em Lages, com espetáculos que têm como protagonistas músicos renomados no Brasil e exterior. A abertura foi na quarta-feira, 19, e o Festival vai até sábado, 22. As apresentações ocorrem no auditório do Colégio Bom Jesus, às 20 horas e o acesso é gratuito. Além dos concertos noturnos, são realizados concertos sociais e acadêmicos, levando a música clássica para todos os públicos.
SCGÁS
A SCGÁS realizou na última quarta-feira, 19, o evento “A prevenção à Corrupção em Empresa Estatal”, no Tribunal de Contas do Estado, voltado para colaboradores, gestores e executivos da concessionária. O palestrante convidado foi Wagner do Rosário, Ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), pós-graduado em Ciências Militares e mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Em discurso, o Diretor Presidente da SCGÁS, Otmar Müller, afirmou que momentos como este consolidam valores comuns entre os colaboradores.
Fiesc
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) defendeu nesta semana , junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a necessidade de alteração no projeto de ampliação da capacidade da ponte da pista norte da BR-101 sobre o rio Itajaí, a fim de viabilizar a Hidrovia do Rio Itajaí-Açu. Pelo projeto atual, seria construída uma estrutura paralela à atual, adicionando duas faixas de rolamento da via marginal. Porém, esta solução representa um entrave à navegabilidade de embarcações maiores no rio Itajaí, que pode ser uma alternativa importante para ajudar a destravar a logística na região.
Passando o bastão
O Governador Jorginho Mello (PL) acaba de sofrer uma baixa em seu secretariado, mas que não foi nenhuma surpresa. A mãe do tenista Gustavo Kuerten e Secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, pediu para deixar o cargo na manhã de ontem. Desde maio passado, Dona Alice havia pedido afastamento do cargo para acompanhar o filho em uma viagem. que fica em seu lugar é Maria Helena Zimmermann, que até então, estava como interina.
Grande Florianópolis
O Programa Santa Catarina Levada a Sério chega à região da Grande Florianópolis, hoje, para mais um encontro entre Estado e os gestores municipais. O encontro terá dois momentos. O primeiro será no Centro Multiuso de São José, quando o governador anunciará os investimentos nos municípios da Grande Florianópolis. Em seguida, Jorginho Mello (PL) encontrará os prefeitos na sede da GranFpolis. As visitas do programa devem encerrar ainda no final deste mês.