sexta-feira , 18 outubro 2024
Home / Destaque / O que pensar sobre as eleições em Santa Catarina
Eleições em Criciuma Foto: PSD/Divulgação

O que pensar sobre as eleições em Santa Catarina

Fim de campanha eleitoral em Santa Catarina, já que o Estado conseguiu o feito de não deixar a escolha de nenhum dos prefeitos dos 295 municípios para o segundo turno.

Em números, o destaque positivo ficou para PSD e PL, que conseguiram eleger grande parte de seus candidatos. O PL de Jorginho levou o maior número de prefeituras, 90, das 100 almejadas durante a campanha, o que equivale a 30% das prefeituras do Estado.

Já o PSD não levou tantas prefeituras, mas conquistou um bom número de eleitores, ao reeleger seus candidatos em duas das cidades mais populosas, como Florianópolis, com Topázio Neto, e São José, com Orvino Coelho.

Nos municípios onde as disputas estavam mais acirradas, e que tanto comentamos aqui na Coluna, o PSD levou a melhor.

Vagner Espíndola, em Criciúma, e Juliana Pavan, em Balneário Camboriú, engoliram os candidatos de Jorginho Mello (PL), Ricardo Guidi e Peeter Grando, respectivamente.

A costura feita por Clésio Salvaro (que mostrou seu potencial mesmo afastado), Júlio Garcia (que provavelmente será o próximo presidente da Alesc) e João Rodrigues (que dominou o cenário político no oeste do Estado) mostrou ser de pontos firmes e bem arrematados.

Já na Capital, onde PL e PSD trabalharam em parceria, pode-se dizer que ambos saíram vitoriosos, porém o PL um pouco mais, haja vista a comemoração de Jorginho Mello com a vitória de Topázio e pelo fato do prefeito, agora reeleito, estar de olho mais comprido para o lado do PL que para o próprio PSD. Dizem por aí que o PL estará forte e atuante durante esta nova gestão.

E quem decepcionou neste pleito foi o MDB, que perdeu vagas consideravelmente.

Enfim, mais um vez temos aqui os primórdios do que serão as eleições de 2026. Só aguardar!

 

Mario Motta
Foto: Agencia AL

Cobrança

O deputado estadual Mário Motta (PSD) encaminhou ofício solicitando à Prefeitura de Florianópolis que acione a Casan para a ampliação do programa “Esgotamento Sobre Rodas”, em localidades específicas do Sul da Ilha, que apresentam concentração de residências com influência em áreas de relevância ecológica e/ou baixa densidade demográfica. Em julho de 2012, o contrato firmado para a prestação de serviços públicos municipais de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, estabeleceu também as metas, ações, prazos e investimentos definidos pelo Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico (PMISB) que a concessionária deveria cumprir pelos anos seguintes.

Todas tinham o prazo de execução previsto para 2020, ou seja, já deveriam ter sido contempladas.

 

Surpreendeu

Quem também surpreendeu foi o Partido Novo, que registrou o maior aumento de candidaturas entre os 29 partidos que disputaram as eleições municipais de 2024. Em Santa Catarina, em 2020 a sigla teve candidatos em seis municípios e neste ano ampliou sua participação para 38 cidades. O partido, que em 2020 elegeu apenas um prefeito, em 2024 aumentou para três o número de prefeitos eleitos. No legislativo, o NOVO também ampliou sua representatividade, saindo de 10 vereadores eleitos em 2020 para 35.

 

Missão à China

A Federação das Indústrias de SC (FIESC) embarcou nesta segunda-feira, 7, para uma missão à China, com foco em conhecer a infraestrutura portuária da região e também realizar visita à primeira fase da 136ª Canton Fair, maior feira multissetorial do mundo.

Na agenda estão visitas do presidente Mario Cezar de Aguiar aos portos de Shanghai, Yantian e Hong Kong, para conhecer as estratégias dos terminais para a descarbonização e também para a transformação digital. Na escala de retorno ao Brasil, Aguiar voltará ao porto de Dubai. Acompanham essa parte da programação o vice-presidente da Federação, Gilberto Seleme, e o presidente da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Antônio Martorano.

 

Caiu e não se elegeu

Uma das situações mais curiosas desta eleição tem como protagonista o ex-deputado federal e fenômeno de votos, Hélio Costa. Eleito em 2018 com mais de 180 mil votos, cair para 18 mil na tentativa de reeleição em 2022, agora, o ex-deputado e ex-apresentador conseguiu a façanha de atingir somente 180 votos para vereador de Florianópolis. Ao que será que se deve esta queda vertiginosa?

 

Empregabilidade

Nesta quarta-feira, 9, o SEST SENAT promove a Feira de Empregabilidade, na unidade de Florianópolis. O evento, que ocorre anualmente em todas as regiões do Brasil, tem como principal objetivo conectar empresas locais que buscam talentos qualificados a profissionais em busca de novas oportunidades. A feira contará com estandes para o cadastro de currículos e divulgação de mais de 800 vagas, proporcionando um espaço interativo para o networking entre empregadores e candidatos.

 

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Novos decretos para transferência de recursos

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa realizou esta semana mais uma reunião ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.