Neste mês de outubro a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde busca sensibilizar ainda mais para as ações de promoção e prevenção do câncer de mama e colo do útero. Diversas atividades e ações serão organizadas durante o mês para intensificar os cuidados com a saúde feminina.
No dia 07 de outubro, sábado, das 13h às 16h, o Centro de Saúde da Família Sede Figueira realizará Rua de Lazer, ação intersetorial, de promoção da saúde, voltadas para o Outubro Rosa. Depois será realizada uma grande ação, o SÁBADO D, no dia 21 de outubro, das 9 às 15 horas, em todos os Centros de Saúde da Família, promovendo a saúde da mulher, com coleta de citopatológico, solicitação de mamografia, atualização cadastral, novos cadastros, cadastros no Tele.Saúde Chapecó, pesagem do Programa Bolsa Família, ações de Saúde Bucal e, também, a Campanha de Multivacinação.
Dados
No Brasil, em 2023, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), já se estima a ocorrência de 73.610 novos casos de câncer de mama. Esses dados demonstram a importância de se falar sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.
O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer em mulheres depois do câncer de pele, com mais de 2,2 milhões de casos em todo o mundo, todos os anos. Já o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia com maior incidência entre mulheres, tendo uma estimativa de 17.010 casos novos no ano de 2023.
A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 a 69 anos de idade e a coleta do citopatológico é preconizada a partir dos 25 anos de idade, mas cada situação deve ser avaliada individualmente. A vacinação em conjunto com o exame preventivo (Papanicolaou), se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada, deverão realizar o exame preventivo, pois a vacina não protege contra todos os subtipos oncogênicos do HPV.
De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, as estratégias e ações de identificação e rastreamento precoce de câncer são extremamente importantes, pois a identificação nas fases iniciais aumenta as chances de tratamentos menos agressivos e taxas de sucesso satisfatórias.
Ele explica que até o mês de setembro de 2023 foram solicitadas mais de 10 mil mamografias e 17.360 coletas de citopatológico nos centros de saúde do município. Nesse mesmo período foram registrados mais de 50 casos de câncer de mama e 22 novos casos de câncer de colo do útero, sendo 19 óbitos por câncer de mama e 7 por colo do útero.
“Realizamos ações durante o ano todo, buscando a prevenção da doença e a promoção da saúde. Mas no mês de outubro, elas ganham ainda mais intensificação. Convidamos a todas as mulheres para procurarem o atendimento e ficar com os exames em dia”, comentou.
Fonte: Assessoria PMC