terça-feira , 12 novembro 2024
Home / Destaque / PELO ESTADO – ENTREVISTA: João Cobalchini, prefeito em exercício de Florianópolis
João Cobalchini Foto: CMF/Divulgação

PELO ESTADO – ENTREVISTA: João Cobalchini, prefeito em exercício de Florianópolis

“Através do desenvolvimento econômico, conseguiremos satisfazer as necessidades mais básicas dos cidadãos”

João Cobalchini, prefeito em exercício de Florianópolis

 

Na última semana, o presidente da Câmara Municipal, João Cobalchini (MDB) assumiu interinamente a gestão da Prefeitura de Florianópolis pela segunda vez. Ele ficou no cargo por 10 dias, na ausência do prefeito Topázio Neto que participava do SmartCity Expo World Congress, em Barcelona.  Florianópolis foi uma das cidades vencedoras do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Enquanto esteve à frente da gestão municipal, em setembro do ano passado, realizou importantes feitos, como o Pacote Anti Burocracia, sancionou a lei que beneficiou mais de 20 mil famílias, que puderam ter sua água e luz ligados, mesmo morando em ruas que ainda não foram oficializadas, além de sancionar a Política Municipal de Atenção, realizou também a entrega de escrituras públicas do programa Lar Legal, em parceria com o Tribunal de Justiça.

Como prefeito em exercício, Cobalchini conversou com a Coluna e falou sobre mais esta oportunidade de estar à frente da prefeitura, as ações nesta segunda gestão e seus planos políticos.

Confira:

 

Pelo Estado – Esta foi a segunda vez que você ficou à frente da prefeitura da Capital. Como foi ter em mãos mais esta responsabilidade?

João Cobalchini – É uma oportunidade única, onde aproxima ainda mais o Legislativo da capital com o Executivo. Durante esse período que estive à frente do governo, dei continuidade ao excelente trabalho que vem sendo feito em nosso município. A Câmara já vem trabalhando junto ao prefeito Topázio para que o cidadão, aquele que está lá na ponta, o pagador de imposto, receba aquilo que ele merece: uma cidade sustentável, com melhor qualidade de vida. Através do desenvolvimento econômico, conseguiremos satisfazer as necessidades mais básicas e garantir a cidadania.

 

Pelo Estado – E, agora, quais ações e medidas você destacaria durante este período à frente da prefeitura?

João Cobalchini – Durante esses dias, foram realizadas diversas reuniões com secretários. Recebi algumas lideranças comunitárias que nos trouxeram demandas em suas regiões, assinamos ordens de serviço, além de entregar obras como: revitalização e melhorias no Parque do Abraão em Coqueiros, do espaço para pets e seus tutores (Parque dos Cachorros), a reforma ainda da Praça Coimbra, localizada no Monte Verde, além de melhorias na infraestrutura do município.

 

Pelo Estado – Há um burburinho de que você assumirá novamente a presidência da Câmara Municipal. Confirma? Se sim, como está essa negociação?

João Cobalchini – Tenho, sim, um grande desejo de continuar presidindo o Legislativo da Capital de Santa Catarina. Acredito que temos muito mais trabalho pela frente, fazendo ainda mais pela nossa cidade e pela nossa gente. Estamos com um projeto sólido de reeleição para a Mesa Diretora, que tem o respaldo da maior parte dos vereadores. Tal apoio reflete bem o reconhecimento desse esforço coletivo que tem garantido uma Câmara mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população. A eleição que se aproxima não é apenas um reflexo do meu trabalho, mas também do compromisso e da confiança que conquistamos ao longo desses últimos dois anos com muito diálogo e respeito, não só com meus pares, mas com a sociedade, além do comprometimento com o futuro da cidade.

 

Pelo Estado – Como você resumiria este seu ano na presidência da Casa, quais os destaques, e o que estaria previsto para essa segunda gestão?

João Cobalchini – Como presidente da Câmara, destaco esse como um período de muito trabalho e crescimento para o Legislativo. Aprovamos, neste ano, uma legislação muito importante para a cidade e o futuro dela, o Retrofit, que foi uma forma de dar nova vida a espaços antigos e preservar o patrimônio, transformando-os em locais que simbolizam a cidade. O projeto tem como objetivos reduzir a ociosidade das edificações, reabilitar o patrimônio arquitetônico, adequar as edificações aos padrões de segurança, conforto, acessibilidade e sustentabilidade, além de ampliar a oferta de habitação a preço acessível e promover ambientes urbanos mais seguros.

Para a próxima gestão, reforçamos nosso compromisso em desenvolver uma Câmara cada vez mais transparente e de portas abertas para toda a população de Florianópolis. Seguiremos trabalhando com responsabilidade e comprometimento para o desenvolvimento adequado da Capital dos Catarinenses.

 

Pelo Estado – Você tem uma forte presença política na Capital e seu pai, o deputado Valdir Cobalchini, é figura de destaque no cenário político estadual. Você tem pretensões de também ampliar sua atuação para toda Santa Catarina e vir a disputar uma cadeira na Assembleia em 2026?

João Cobalchini – Meu pai representa, para mim, uma grande referência, e muito me inspira por sua atuação nas esferas estaduais e federais, ouvindo as demandas dos cidadãos e resolvendo-as de acordo com suas necessidades. Acredito que esse seja o caminho ideal, de continuar tendo esse contato direto com a população, pois é ela quem conhece sua própria realidade e sabe o melhor para o seu futuro. Se o povo assim quiser, estou disposto a seguir novos rumos, com o mesmo compromisso de sempre. Continuarei ouvindo, aprendendo e buscando soluções que atendam às expectativas de quem mais importa: o povo.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unoesc dá passo importante rumo à semifinal

Verdão das Quadras venceu Caçador, fora de casa, pelo mata-mata da Copa Santa Catarina A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.