quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Policia / POLÍCIA CIVIL DIVULGA DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE DO “FALSO ALUGUEL”
Imagem/PC-SC

POLÍCIA CIVIL DIVULGA DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE DO “FALSO ALUGUEL”

Nessa época do ano é comum que o litoral de Santa Catarina receba muitos visitantes e alguns deles procuram imóveis para alugar na região. Com isso, há incidência de golpes envolvendo o aluguel de imóveis online, o chamado golpe do “Falso aluguel”. Na maioria das vezes, o inquilino aluga o imóvel e quando chega ao local percebe que o imóvel não existe ou que o pagamento não foi realizado para o proprietário e sim para um estelionatário.

Para prevenir esse tipo de golpe, a Polícia Civil de Santa Catarina preparou uma série de dicas a quem está pensando em alugar um imóvel. O delegado de polícia da Delegacia de Proteção ao Turista, Renan Scandolara, alerta que a primeira coisa a ser feita é verificar se o preço do imóvel é condizente com outros anúncios similares. “Anúncios com valores muito abaixo do mercado para esta época do ano em locais de grande procura podem ser indicativos de alguma prática ilícita”, sinaliza o delegado.

Dê preferência por alugar um imóvel com um corretor ou imobiliária de sua confiança. Porém, se for alugar online, busque realizar o aluguel em sites conhecidos e que garantam a devolução do dinheiro do cliente em caso de problemas com o imóvel. Outra dica é ler as avaliações de clientes que já locaram aquele imóvel.

Confira se o endereço realmente existe. Se possível, agende uma visita prévia antes de locar o imóvel. Caso não possa ir presencialmente ao imóvel ou pedir para alguém ir para você, pesquise pela internet em serviços de mapas disponíveis. Veja se a imagem do local é a mesma do anúncio.

Na hora de realizar o pagamento, dê preferência para pagamentos feitos com cartão e não por pix ou transferência bancária, já que o estorno do dinheiro usando a modalidade pix é a mais difícil.

Em caso de fraude, faça Boletim de Ocorrência

Caso ocorra alguma fraude, compareça a uma Delegacia de Polícia e registre o boletim de ocorrência, apresentando documentos que possam auxiliar na investigação criminal, como captura de telas, comprovantes de transferências bancárias, entre outros.

Vale lembrar que o boletim de ocorrência também pode ser realizado de forma virtual através da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Santa Catarina.

 

Fonte: Polícia Civil/SC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

PRF flagra automóvel recheado de maconha na BR-282 em Joaçaba

  Droga estava escondida no painel, bancos, para-choques e assoalho do veículo Policiais rodoviários federais ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.