quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Jornal Sul Brasil / Política econômica leva Trump de volta à Casa Branca
Donald Trump Foto: Gage Skidmore/Flickr

Política econômica leva Trump de volta à Casa Branca

De olho no impulsionamento da economia nacional, os norte-americanos reelegeram o republicano Donald Trump como presidente dos EUA. Com um discurso de política econômica protecionista, Trump obteve uma vitória histórica, fazendo, imediatamente, o dólar disparar na frente das outras moedas do mundo.
Durante toda a campanha, Trump foi enfático ao afirmar que irá priorizar a produção interna nos Estados Unidos em detrimento da importação de outros países. Bom para os norte-americanos, nem tão bom assim para os países que exportam para lá, como o Brasil, já que as taxas de juros e cargas de impostos deverão subir consideravelmente.
Falando especificamente do Brasil, vai ficar a cargo do presidente Lula (PT) rever o pacote de gastos do orçamento para tentar equilibrar as contas neste novo cenário.
Outro desafio para o atual presidente do Brasil será o de não deixar que o que está acontecendo hoje nos EUA se repita aqui. Há cerca de quatro anos uma multidão tentou invadir o Capitólio em protesto pela derrota de Trump. Agora, esta mesma multidão o elegeu novamente, muito pela insatisfação com a política econômica adotada por Joe Biden e pela alta inflação presente em quase todo seu mandato.
A direita conservadora brasileira comemora a reeleição de Trump já prevendo o que poderá acontecer daqui há dois anos, nas próximas eleições presidenciais.
Tanto para esquerda quanto para direita, o recado foi dado. Agora, é fazer o que achar melhor com estas informações.

Encontro PSD
Foto: Redes Sociais/Reprodução

Comemoração do PSD reúne prefeitos eleitos do partido

Quem passou recentemente pela Capital catarinense foi o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). A visita, que incluiu uma agenda com o governador Jorginho Mello (PL), foi para comemorar a vitória dos prefeitos eleitos do PSD e, obviamente, já articular sua candidatura para o Governo do Estado em 2026, que deverá ter o apoio de todos dentro do partido. Entre os presentes estavam o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro e o prefeito eleito Vagner Espindola. Os prefeitos eleitos de Balneário Camboriú e Camboriú, Juliana e Leonel Pavan, e Orvino Coelho, que foi reeleito em São José, além dos deputados estaduais Júlio Garcia e Napoleão Bernardes e o deputado federal Ismael. Quem também estava presente no evento era o atual secretário de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen. Presença inusitada, não?!

Cogen

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) realizou esta semana o IV Evento Cogen Sul com o tema “Desafios e Oportunidades para o Mercado de Gás e de Cogeração”, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O evento contou com o apoio da SCGÁS, Compagas, Ecogen, Jenbacher e Union Rhac, além do apoio institucional da FIESC, e reuniu executivos e especialistas do setor energético para discutir temas como oferta e comercialização, infraestrutura, investimentos, biogás, biometano e descarbonização, promovendo um ambiente de debates sobre o desenvolvimento sustentável e as inovações do mercado de gás e cogeração.

Homenagem

A FAHECE, responsável pela gestão do HEMOSC, CEPON, SAMU estadual, do serviço de motolância e UPA 24h da Barra em Balneário Camboriú, realizou nesta quarta-feira, 6, a cerimônia “Doadores de Esperança”. O evento teve como objetivo homenagear 42 instituições, empresas e parlamentares que contribuíram em 2024 com recursos essenciais para fortalecer os projetos de atendimento e apoio aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Durante a cerimônia, os homenageados receberam a certificação de “Doador de Esperança”, um selo que simboliza o compromisso dessas entidades com a missão da FAHECE.

Denúncias

As constantes reclamações e denúncias dos participantes do concurso do magistério sobre a banca, a correção das provas e a falta de transparência resultaram em um relatório aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc. O documento, com mais de 150 páginas, foi elaborado pela presidente da comissão, a deputada Luciane Carminatti (PT).
O relatório será encaminhado à Secretaria de Estado da Educação e à Furb para que façam as devidas correções. Também será enviado para o Ministério Público Estadual para que investigue o possível uso de inteligência artificial na correção das provas.

 

Aprovado

Sem nenhuma surpresa, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o convênio simplificado para as transferências voluntárias aos municípios. O texto teve 26 votos favoráveis e nenhum contra, em dois turnos de votação. A mudança é fundamental para garantir que recursos possam ser destinados às prefeituras de forma rápida e dentro dos parâmetros legais. O plenário da casa também garantiu a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei que regulamenta o novo modelo de repasse.

 

Repasse

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou os novos índices do ICMS para a Educação. A tabela determina o quanto da fatia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) reservada para o desempenho na área da educação cada uma das prefeituras receberá e há projeção de destinação de R$ 1,37 bilhão em recursos em 2025. Os municípios terão até o dia 26 deste mês para pedirem revisão do índice apresentado pelo TCE/SC,
Ao todo, 140 dos 295 municípios melhoraram os seus índices para o ano que vem. O que teve melhor desempenho foi Flor do Sertão, no extremo-oeste catarinense, que melhorou em 95% o seu desempenho.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó divulga calendário fiscal para 2025

Foi definido o Calendário Fiscal para 2025. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, assinou na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.