segunda-feira , 28 abril 2025
Home / Saúde / Prefeitura de Chapecó realiza mutirão para entrega de 900 autorizações de exames
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Prefeitura de Chapecó realiza mutirão para entrega de 900 autorizações de exames

A Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (24), no Centro de Eventos, um mutirão para a entrega de 900 autorizações de exames. Destes, 500 são de colonoscopia e 414 de endoscopia, visando reduzir o tempo de espera desses exames.
Em janeiro deste ano, constatou-se um número expressivo de solicitações para esses dois exames, evidenciando sua importância para o diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais.
A cabeleireira e massoterapeuta Roseni Farias de Lima, do bairro Passo dos Fortes, disse que aguardava o exame há dois anos.
“O médico solicitou o exame de colonoscopia após um sangramento. Mas tinha mais de 500 pessoas na fila. Fiquei feliz quando recebi a notícia. Agora, graças a esse mutirão, finalmente poderei fazer o exame”, disse Roseni.
Já o aposentado Antonio Clarival da Rosa, do bairro Bom Pastor, aguardava há quatro meses o exame de endoscopia e também será beneficiado neste mutirão.
De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, os procedimentos serão realizados por prestadores de serviços de saúde credenciados pelo Consórcio CIS-AMOSC, garantindo qualidade e eficiência no atendimento. Para viabilizar essa iniciativa, a Prefeitura investirá mais de R$ 700 mil reais em recursos próprios, reafirmando seu compromisso com a saúde da população.
“Com essas ações, o município reforça o trabalho intenso para reduzir filas e oferecer um atendimento mais rápido e humanizado para os cidadãos”, disse Lenz.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que no mandato anterior já fez um mutirão mas devido ao grande número, autorizou novamente mais exames.
“Essa é uma fila que não termina nunca, mas nós queremos zerar a fila que existe até agora, pois tem gente esperando há muito tempo. Além dos 400 exames de endoscopia nós autorizamos mais 500 exames de colonoscopia, que devem ser feitos em 30 dias. Terminando esses, nós vamos autorizas mais 500 e assim sucessivamente até zerar a fila que existe até agora, que são quatro mil colonoscopias. Esse número queremos fazer até o final do ano. Porque não adianta nós termos mais de um bilhão em obras e não resolver o problema de quem está esperando os exames de saúde”, disse Rodrigues.
O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, destacou que Chapecó investe mais do que o previsto por lei na Saúde. “Somente neste ano a Câmara aprovou um orçamento de R$ 350 milhões para a Saúde do município”, destacou o vereador.
O médico Rodrigo Biazus destacou a importância dos exames, lembrando que o câncer de intestino é o segundo que mais mata no mundo. “Realizando corretamente os exames a doença pode ser reduzida em 90%”, disse.
Também estiveram presentes no lançamento do mutirão o vice-prefeito, Valmor Scolari, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André João Telocken, além de outros vereadores, beneficiados e familiares.
Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Vacimóvel aplicou 376 doses de vacina no Feriadão

O Vacimóvel, estratégia inovadora da Prefeitura de Chapecó e que foi premiada nacionalmente, aplicou 376 ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.