domingo , 15 dezembro 2024
Home / Cultura / Prefeitura de Chapecó tem projeto aprovado para restauração da casa histórica da família Bertaso
Arquivo/PMC

Prefeitura de Chapecó tem projeto aprovado para restauração da casa histórica da família Bertaso

Nesta semana a Prefeitura de Chapecó teve aprovados recursos de R$ 705 mil, do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, para restauração da casa histórica da família Bertaso. O projeto foi apresentado na quarta-feira (11), na centésima reunião do Conselho Gestor do Fundo, presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina, pela gerente de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória da Secretaria de Cultura de Chapecó, Silvia Baggio, acompanhada do presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Jassanan da Silva, do secretário de Governo e Inovação em Políticas Públicas, Adair Niederle, e da diretora de Captação de Recursos, Chaiane Dalla Costa.

O projeto teve parecer favorável da relatora e conselheira do FRBL, Bettina Tomio Heckert, que representa a Polícia Científica de Santa Catarina, e foi aprovada por unanimidade pelos demais conselheiros.

A casa histórica da família Bertaso foi construída em 1922, na rua Marechal Bormann. Em 1991 foi doada para a Prefeitura de Chapecó, que a realocou no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, posteriormente denominado Dr Valmor Ernesto Lunardi.

Em 7 de abril de 2011 a casa tornou-se sede do Museu da Colonização de Chapecó, pelo decreto municipal 23.949, sendo tombada como patrimônio histórico. Em 2020, durante a Pandemia da Covid-19, as atividades foram suspensas. Nesse período a ação do tempo, chuvas, erosão do solo e telhas quebradas causaram danos severos na edificação.

Com a restauração o objetivo é retomar o Projeto Visitando o Museu neste local, incluí-lo nos roteiros do projeto turístico Desbrave Chapecó, realizar exposições e garantir a preservação do patrimônio histórico existente no local.

Com liberação dos recursos serão feitos alguns ajustes do projeto e, em seguida, a licitação para contração da empresa que fará a restauração.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Exposição “Emersão” inaugura no próximo dia 6

Inaugura, no próximo dia 6 de dezembro, às 15 horas, a Exposição “Emersão”, da artista ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.