quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Chapecó / Prefeitura organizou o plantio de 60 mudas de árvores nativas no Parque Eldorado

Prefeitura organizou o plantio de 60 mudas de árvores nativas no Parque Eldorado

No próximo sábado é comemorado o Dia da Árvore e, para marcar a data, a Prefeitura de Chapecó organizou um plantio de mudas de árvores nativas, na tarde de terça-feira (17), no Parque Eldorado, que está sendo construído pela Administração Municipal no bairro que dá nome ao local. A atividade foi coordenada pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes e da Diretoria do Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental. A ação também teve colaboração da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria.
“Escolhemos o local porque em breve teremos ali o Parque Eldorado. E só fará sentido se tivermos ali muitas árvores. É isso que as pessoas desejam hoje, estar mais perto da natureza. Além de embelezar o lugar, as árvores têm muitos benefícios: produzem oxigênio, regulam a temperatura nas cidades, produzem chuva, alimento para muitas espécies! Plantar uma árvore é sempre motivo de alegria e esperança, e fazemos isso justamente na semana da árvore”, disse a bióloga e fiscal do Meio Ambiente, Priscila Fernanda Rech Confortin, que foi uma das coordenadoras da atividade.
Cerca de 50 pessoas participaram do plantio coletivo, dentre representantes da Comunidade do Bairro Eldorado, alunos do 4º Ano do EBM Maria Bordignon Destri, voluntários do Capítulo Chapecó N°252 da Ordem DeMolay, Bethel 05 Ceres e Bethel 24 Rosa dos Ventos das Filhas de Jó Internacional.
As covas (berços), mudas, instrumentos e outros insumos foram disponibilizados pela Prefeitura. Foram utilizadas espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica local como  Araucária, Açoita, Angico-vermelho, Uvaia, Corticeira-do-Banhado, Guajuvira, Canjerana, Jabuticaba e Cerejeira-do-rio-grande, entre outras.
“Foram escolhidas para compor o bosque do novo Parque apenas espécies arbóreas do bioma Mata Atlântica, o que é nativo da nossa cidade. Essas espécies apresentam certa rusticidade e são ótimas para recompor espaços que ainda estão sem vegetação, como é o caso do Parque.
Arborizamos com carinho e contamos com a ajuda da população para cuidar das mudas que foram plantadas e as que serão plantadas futuramente em outros espaços públicos. Quanto mais árvores, melhor pra todos!”, disse Priscila.
De acordo com o Diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Marck Gehlen, o plantio de árvores é uma prática cada vez mais importante nesses tempos e a árvore uma das tecnologias mais eficientes e baratas para recuperar o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

A situação do PL em Santa Catarina

Depois de muito se especular, de rotas serem traçadas e refeitas, tudo indica (sim, ainda ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.