segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Geral / Prefeitura segue determinação do MP e suspende adicional de titulação dos ACTs
Imagem/Divulgação

Prefeitura segue determinação do MP e suspende adicional de titulação dos ACTs

A Administração Municipal de Chapecó vai suspender a partir de 2023 o pagamento de adicional de titulação para os professores contratados em caráter temporário (ACTs). Na tarde desta terça-feira o Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, representando o Ministério Público, e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, representando a prefeitura, assinaram Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, onde o município se compromete a adotar a recomendação de não ter remunerações diferentes para os ACTS que serão contratados para o próximo ano.

O que vinha acontecendo há anos é que o município pagava uma remuneração para quem tinha Licenciatura Plena e um valor a mais para quem tinha pós-graduação.

No entanto, ao tomar conhecimento do edital de processo seletivo 002/2022, lançado pela FEPESE, para contratação de professores, o Ministério Público constatou a previsão de pagamento que era feito historicamente, mas que entende ser indevido.

Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, em decisão do então ministro Gilmar Mendes (RE 960946) e também do Tribunal Regional Federal da 1a Região (São Paulo), essa prática é vedada pois não se trata de cargo efetivo, mas temporário. A própria Lei Complementar Municipal 132/2001 prevê o adicional para cargo efetivo, após o cumprimento de estágio probatório.

Além disso a Lei Complementar Municipal 132/2001 prevê um limite de 1.200 cargos para professores com pós-graduação.

O Procurador Geral do Município, Jauro Sabino Von Gehlen, informou que, diante disso o município se comprometeu a ratificar o edital para que seja pago o valor do vencimento referente ao cargo de professor Licenciatura Plena sem acréscimos de titulação.

De acordo com o Procurador, esta mesma medida está sendo adotada em para todos os municípios que compõe a 10a Promotoria de Justiça de Chapecó, que abrange também Cordilheira Alta, Nova Itaberaba, Guatambu, Planalto Alegre, Caxambu do Sul e Paial. Destes, nem todos pagavam o acréscimo.

A medida não impacta os contratos de 2022.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura recomenda uso dos créditos do estacionamento rotativo até o final do mês

A partir de janeiro uma nova empresa, a Vago, vai assumir o estacionamento rotativo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.