segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Geral / Professor de Chapecó usa jogos lúdicos no ensino da Matemática
Professor Marco Antonio Vieira (Foto: PMC)

Professor de Chapecó usa jogos lúdicos no ensino da Matemática

A ludicidade e o protagonismo na matemática são abordagens que colocam o educando ao lado com o objeto do conhecimento. Poder manusear, experimentar, compreender, pesquisar, ir a fundo, comunicar, construir e propor avanços ao conhecimento são atitudes do verdadeiro cidadão.

Esta iniciativa se trata de um projeto do professor de matemática Marco Antonio Vieira com as turmas do 7° ano da EBM Clara Urman Rosa e surgiu com a proposta de motivação, fortalecimento e retomada de habilidades e conceitos prévios do componente de matemática. Por meio de estratégias de problematização e resolução de problemas observa-se a possibilidade de inserir a criatividade e a linguagem desafiadora dos jogos.

Por meio da construção de jogos lúdicos, o aluno deixa a postura passiva de receptor de informações, para se tornar: narrador, problematizador e solucionador de situações problemas. Ao participar da construção desse enredo deixa a sua marca (obra) e constrói o seu próprio conhecimento.

Foram apresentados aos alunos os seguintes projetos: A trilha das frações, o Quiz da regra de três, o Dominó da álgebra e o Pife das Potências. A construção teve uma proposta sustentável, fazendo uso apenas de materiais reaproveitados como o papelão e embalagens de alimentos, materiais que iriam para o lixo.

Estima-se um total de 150 jogos construídos que permanecerão na escola e/ou serão doados para outros espaços escolares para uso de todos os alunos de primeiro ao nono ano nas aulas de matemática. O ato de jogar, desafiar-se, descobrir e vibrar ao solucionar um problema é algo gratificante e que marca a vida dos educandos e professores.

Esta semana a secretaria de educação recebe uma amostragem desses jogos que ficarão expostas no hall de entrada da secretaria.

O professor Marco Antonio comenta que “a proposta de um jogo em que o educando crie as problematizações, regras e desafios por si só já é inovadora e rompe paradigmas da educação, mas com a proposta do protagonismo na educação utilizando temas e enredos juvenis de aventura, terror, suspense, super-heróis e esporte, por exemplo, tornando a experiência de jogar repleta de descobertas e aprendizados.”

Fonte: PMC

(Foto: PMC)

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura recomenda uso dos créditos do estacionamento rotativo até o final do mês

A partir de janeiro uma nova empresa, a Vago, vai assumir o estacionamento rotativo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.