A Secretaria de Educação, através do setor de Educação Especial, realizou formação sobre Audiodescrição (AD), sendo apresentada pela professora Elci Schroeder Lucachinski. Participaram do evento professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE da Rede Municipal de Ensino.
A Audiodescrição foi pensada, inicialmente, para pessoas com Deficiência Visual, sendo um recurso de acessibilidade comunicacional imprescindível que permite às pessoas cegas e com baixa visão garantir a informação por meio da audição daquilo que é visual para as outras pessoas. O objetivo da formação foi orientar os professores sobre esse recurso, além de atividade prática usando imagens, vídeos , que deveriam ser descritas de forma clara para os presentes.
A secretária de educação, Astrit Tozzo, pontua que a educação precisa estar atenta para todos os movimentos com vistas à eliminação de barreiras, e nesse sentido, “a audiodescrição é essencial, pois garante informação, conteúdo, educação e cultura, ouvindo o que pode ser visto”, destacou.
Fonte: Assessoria/PMC