“Um óculos novo vai me ajudar muito. Eu vou enxergar melhor e a minha vida vai renovar”. Esse é o objetivo do aposentado Santos Rodrigues, de 87 anos, que mora no bairro São Cristóvão e nesta quarta-feira participou das atividades do Programa de Olho no Futuro, na Cidade do Idoso. Ele já usa óculos, mas com grau que já não atende mais suas necessidades. Ele diz ter muita dificuldade para enxergar. “Fiquei muito feliz em poder participar desse programa, porque não tenho condições para comprar um óculos novo”, comentou.
Quem também precisa trocar os óculos é Cleusa Paz, de 66 anos, moradora do bairro Jardim América, pois há mais de 12 anos usa o mesmo. “Vou ficar bonita com os óculos novos, mas além disso, vou enxergar melhor, porque hoje está bem difícil”, comentou.
Arlindo Domingos, de 81 anos, morador do bairro Esplanada, há mais de 15 anos que não troca as lentes, está enxergando pouco e tudo embaralhado. “Só com o meu salário, não conseguiria trocar de óculos, ia faltar dentro de casa”, disse.
Programa
O Programa de Olho no Futuro tem como foco a entrega gratuita de óculos de grau para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, buscando o tratamento para correção, diminuição ou estabilização do grau, possibilitando melhoria na qualidade de vida e da saúde. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Elisiane Sanches, o programa é inédito e está servindo de referência para outros municípios.
“Como é um programa social, os participantes precisam seguir alguns critérios, entre eles, ter 65 anos completos ou mais, morar em Chapecó e ganhar até um salário mínimo por mês”, explicou.
O programa terá outras etapas e quem tiver interesse em participar, deve procurar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social do bairro. “A intenção do programa é garantir que as pessoas consigam enxergar melhor. As crianças e adolescentes são o nosso futuro e precisam enxergar bem e já os idosos, precisam enxergar bem todas as oportunidades que a vida tem para oferecer”, comentou.
O Secretário de Saúde, Jader Danielli, destacou que mais de 30 profissionais estiveram envolvidos para atendimento no programa e realizaram uma primeira análise dos pacientes, para depois serem encaminhados para uma consulta médica onde receberão o receituário para os óculos. “É gratificante participar dessa ação, pois enxergar bem e entregar um óculos novo para as pessoas é trazer mais qualidade de vida para o cidadão chapecoense”, disse. A primeira dama de Chapecó, Fabiana Rodrigues enfatizou que o programa é especial pois atende crianças e adolescentes, mas principalmente os idosos, pessoas que já fizeram muito pela nossa cidade, pelos filhos e pela família. “Tem idosos aqui que há mais de 15 anos não troca os óculos, e receber um novo, vai trazer mais qualidade de vida, pois eles vão poder sair mais, viajar com os netos e ler um livro ou uma revista”, disse.
Em uma próxima etapa, o programa irá atender estudantes que precisam de avaliação, consulta e óculos. Serão cinco mutirões em núcleos escolares que a Secretaria de Educação está organizando.
Fonte: Imprensa/PMC