O projeto Recicla Condá, desenvolvido na Aldeia Condá (Linha Água Amarela) continuará recebendo o apoio do programa Frentes de Trabalho, por meio da Gerência de Saneamento. A coordenadora, Graciela Heckler, disponibilizou 02 dos 05 bolsistas que, por meio do programa, trabalham em diversas áreas da gerência.
Parte da parceria com o projeto Recicla Condá engloba a inserção dos bolsistas na aldeia para o trabalho de educação ambiental, limpeza e coleta de resíduos recicláveis, trazendo a colaboração da comunidade para a reciclagem e promovendo limpeza e sustentabilidade.
O Frentes de Trabalho, criado pela Administração Municipal de Chapecó, possibilita aos bolsistas acesso a um salário-mínimo nacional (R$ 1,1 mil) e uma cesta básica, por uma carga horária de 30h/semana mais 10h de capacitação profissional. Heckler também destaca que os critérios para integrar o programa são: estar desempregado há mais de 06 meses, morar há pelo menos 02 anos em Chapecó, ter entre 16 e 59 anos, possuir renda familiar de até meio salário-mínimo per capita, e ter apenas um beneficiário por família.
De acordo com o prefeito João Rodrigues, que já havia implantado este programa em seu primeiro mandato, o mesmo tem como objetivo dar oportunidades de autonomia às pessoas, viabilizando suporte financeiro e experiencial para que as mesmas tenham a chance de se desenvolver e evoluir em uma profissão, e então entrar no mercado de trabalho como profissionais capacitados.
Fonte: Assessoria/PMC