A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social, encerrou o ciclo de cursos de qualificação profissional de 2024 do Programa Oportuniza Chapecó. A iniciativa, que promove a capacitação de moradores da cidade, especialmente usuários da Assistência Social, é realizada em diversos bairros e busca preparar os chapecoenses para o mercado de trabalho.
O último curso do programa foi realizado na comunidade de São Vendelino em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O treinamento teve como objetivo incentivar o consumo e a industrialização da carne de frango, um produto abundante na região Oeste de Santa Catarina. Segundo Cilene de Souza, doutora em Ciência dos Alimentos do SENAR, “este curso capacitou 12 alunas com práticas como a desossa e a industrialização da carne de frango, podendo se tornar uma alternativa para gerar renda e bem-estar nas famílias”.
Durante 2024, o Programa Oportuniza Chapecó formou mais de 600 pessoas em 38 turmas, abrangendo diversas áreas de qualificação. O coordenador do programa, Sérgio Riboli, destacou a importância da iniciativa: “Este é um programa muito relevante, que trouxe qualificação para o mercado de trabalho, atendendo principalmente mulheres agricultoras e moradoras de diferentes bairros da cidade”.
Participante do curso, Márcia Sfreddo, integrante do grupo de mulheres de São Vendelino há mais de 20 anos, ressaltou os benefícios da capacitação: “Esses cursos são muito importantes para o dia a dia das mulheres, pois ajudam tanto no aproveitamento de alimentos quanto na profissionalização. Além disso, têm impacto no aspecto financeiro e mental, porque estamos sempre aprendendo coisas novas”.
O encerramento de 2024 marca mais um ano de conquistas para o Programa Oportuniza Chapecó, que segue transformando vidas e gerando oportunidades.
Fonte: Imprensa/PMC