A Rede Municipal de Ensino de Chapecó promoveu formação continuada aos professores, gestores, secretários e servidores da secretaria de educação, nesta segunda e terça-feira. De acordo com a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, o momento de estudo é importante para o alinhamento do início do segundo semestre, bem como instrumentalizar os profissionais da educação com novas ideias e perspectivas para serem aplicadas em sala de aula.
Com o grupo de gestores e vice-gestores da rede municipal, na segunda-feira, o tema abordado foi “Gestão Escolar na Prática” com a Professora Ana Paula Frieberger. Na terça-feira, o mesmo tema foi apresentado aos secretários das instituições e aos servidores da Secretaria de Educação. O objetivo de cada encontro é fortalecer a gestão escolar frente aos diferentes desafios presentes no cotidiano das unidades escolares. Um momento de reflexões, diálogos, compartilhamento de experiências, desenvolvimento da escuta ativa e construção de novos saberes.
Para os professores de Educação Infantil, organizados de acordo com as turmas e componentes que ministram, os temas abordados ao longo dos dois dias foram: “Oficina de Brincar” e “Professor Criativo, Crianças Criativas”, mediados pela equipe da educação infantil da secretaria e equipe da editora Opet.
Por sua vez, os profissionais que atuam no ensino fundamental tiveram formação com a Equipe da Opet. Divididos em grupos conforme o ano que atendem e o componente que desenvolvem, os professores trabalharam sobre assuntos como “Do livro didático à inteligência artificial”, “Ambiente educativo: possibilidade de aprendizagem”, “Diversidade Sociocultural: abordagem interdisciplinar no material didático”, “Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa”, entre outros, durante a segunda e terça-feira.
Os professores que atuam na Educação Especial e os profissionais dos NAMEs, também organizados segundo a área em que trabalham, participaram, de diferentes palestras com temas como “Violência/Tecnologias”, “Dificuldade/Transtornos de Aprendizagem no Cotidiano Escolar”, e “Escolarização de Estudantes com TEA e outros transtornos: Caminhos e Desafios”.
“É um momento de aprendizado, estudo, reflexão, troca de ideias e experiências que vão ser desenvolvidas nas instituições, especificamente na sala de aula. Assim, voltamos preparados para o segundo semestre!”, destacou a Secretária de Educação.
Fonte: Assessoria PMC