Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, dia 02 de abril, a Secretaria de Educação de Chapecó (SEDUC) fez um chamamento para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, há, na rede municipal de ensino, 504 estudantes dentro do espectro, atendidos desde a
educação infantil até o ensino fundamental.
Os estudantes com TEA frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e são acompanhados por profissionais de educação especial em turma, os quais são orientados pelos professores do AEE e pela equipe da articulação de Educação Especial SEDUC.
No ano de 2022, foi implantada uma sala para atendimento AEE-TEA na EBM Jardim do Lago, devido à demanda de estudantes naquele espaço. O objetivo deste atendimento é estimular o desenvolvimento dos estudantes AEE com
Transtorno do Espectro Autista, qualificando as habilidades para comunicação social, autonomia e processamentos com planejamento estruturado e lúdico, favorecendo ensino e aprendizagem de conceitos com sentido e significado em espaço lúdico.
Para maior conscientização e esclarecimentos/conhecimento sobre o TEA, algumas instituições educativas irão promover ações ao longo do mês como: rodas de conversa, produção de materiais explicativos, distribuição de mensagens, atendimentos no AEE com a participação de familiares e momento de socialização entre colegas com TEA para preparo e degustação de frutas explorando/estimulando as questões sensoriais.
A EBM Profa Luiza Santin, sob a responsabilidade da professora da SRM, Solange Cavalheiro, organizou várias atividades que serão realizadas ao longo da semana. Nesta segunda-feira (03), foram criados murais informativos sobre o TEA.
Ao longo da semana, a professora irá realizar atividades informativas e inclusivas nas turmas de ensino regular.
Neste mês de conscientização do Autismo, a secretária de educação, Astrit Tozzo, ressalta que se faz necessário valorizar as habilidades e explorar ao máximo os potenciais, preconizando sempre pelo respeito em todos os tempos e espaços na sociedade.
Fonte: Imprensa/PMC