segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Geral / Sábado tem vacinação no Alta Floresta
Foto/Divulgação

Sábado tem vacinação no Alta Floresta

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite iniciada no dia 8 de agosto que se estenderia até o dia 9 de setembro, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. O Município de Chapeco além do horário normal durante a semana tem estendido a campanha de vacinação. No próximo sábado, dia 24, o posto de saúde do Bairro Alta Floresta estará aberto das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, ampliando a cobertura vacinal. O calendário Nacional de vacinação é composto de 18 vacinas para crianças e adolescentes. A multivacinação prossegue até o final do mês de setembro. Aproximadamente 40 mil postos de saúde em todo o Brasil continuarão abertos.

A vacina da poliomielite está disponível para crianças de um a cinco anos, os outros 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as crianças e adolescentes até os 15 anos, serão atualizadas as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta(DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativa Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano) Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Cachumba, Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para os adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, tríplice viral, Hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (Conjugada). Lembrando aos pais e responsáveis da caderneta de vacinação e um documento com foto. Aqueles que estão em atraso com as doses da vacina da covid-19 e a influenza, a Secretaria de Saúde do município informa que as mesmas estarão disponíveis prioritariamente para os adultos. No decorrer da semana até o final do corrente mês as unidades dos postos de saúde de Chapecó estarão disponibilizando as vacinas no horário das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

O Ministério da Saúde enfatiza que a meta do ministério da saúde é imunizar 15 milhões de crianças reforçando que a atualização das vacinas aumenta a proteção contra as doenças imunopreviníveis, que podem levar ao internamento e surtos que consequentemente deixará sequelas e em alguns casos óbito, o último caso registrado de morte decorrente de poliomielite ocorreu em 1989. Em Chapecó são 13,2 mil crianças que estão aptas a ser vacinadas contra a poliomielite segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Crédito/Texto: Estagiário de Jornalismo Claudistoni R. Pinheiro sob a supervisão do Jornalista Darci Debona/PMC.

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura recomenda uso dos créditos do estacionamento rotativo até o final do mês

A partir de janeiro uma nova empresa, a Vago, vai assumir o estacionamento rotativo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.