terça-feira , 4 fevereiro 2025
Home / Chapecó / Sancionada lei que institui o Programa Mão Amiga: Resgate da Dignidade

Sancionada lei que institui o Programa Mão Amiga: Resgate da Dignidade

A lei 8.019, que institui o Programa Mão Amiga: Resgate da Dignidade, foi sancionada nesta quarta-feira pelo prefeito João Rodrigues. A Lei, de iniciativa do Executivo e aprovada pelos vereadores, dá um amparo legal e torna um programa de governo ações que estavam contempladas na Operação Internamento Involuntário, iniciativa da Administração Municipal, e também de combate às drogas.
De acordo com o artigo terceiro da lei, os objetivos do programa são os seguintes:

I – assegurar o acesso amplo ao tratamento da pessoa em situação de dependência química e alcoólica;
II – encaminhamento da pessoa em situação de dependência química e alcoólica para o devido tratamento;
III – disponibilizar programas de qualificação profissional para as pessoas retiradas da situação de dependência química e alcoólica,
com o objetivo de propiciar o seu acesso ao mercado de trabalho;
IV – disponibilizar aos desempregados em situação de dependência química e alcoólica vagas para reinserção no mercado de trabalho e;
V – encaminhar as pessoas em situação de dependência química e alcoólica para vagas em cursos de qualificação profissional.

A lei também determina os pré-requisitos para internação voluntária e involuntária. Desde que foi iniciada a Operação Internamento Involuntário, mais de 300 pessoas já foram beneficiadas. Destas, 219 foram para desintoxicação e 82 para tratamento em Comunidade Terapêutica. Uma boa parcela voltou para convívio familiar e emprego.
Ela também reforça a proibição de consumo de drogas ilícitas em espaços públicos, como praças, ruas, ginásios, campos e calçadas.

 

Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Cidade do Idoso retoma as atividades em Chapecó

Nesta segunda-feira (03) retornam as atividades da Cidade do Idoso em Chapecó um dos projetos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.