A Secretaria da Família e Proteção Social tratará do tema Educação Empreendedora em suas ações nos Centros de Convivência, no Inovamente e no Oportuniza Chapecó. A iniciativa foi alinhada em reunião realizada na quarta-feira, com a equipe do Sebrae.
“Com essa parceira da Prefeitura com o Sebrae nós pretendemos capacitar o nosso público, para que eles possam alavancar suas iniciativas, apostar no seu potencial e melhorar sua condição de vida”, disse a secretária da pasta, Isabel Trierveiler Machado.
A Educação Empreendedora é uma iniciativa do Programa Cidade Empreendedora, que busca transformar a realidade da educação a partir do desenvolvimento de mentes inovadoras dentro de sala.
A proposta oferece um conjunto de soluções educacionais que são trabalhadas em todos os níveis de ensino, em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.
O objetivo é fomentar a cultura empreendedora e apresentar práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Essa visão considera quatro pilares da educação, propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): aprender a conhecer (adquirir os instrumentos da compreensão); aprender a fazer (para poder agir sobre o meio), aprender a viver juntos (a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas) e aprender a ser (via essencial que integra as três anteriores).