A Secretaria de Educação, por meio do Setor de Ensino Fundamental e do Setor de Educação Infantil, está promovendo Formação Continuada para professores, coordenadores, vice-gestores da Rede Municipal, nos dias 10 e 11 de março.
O Setor do Ensino Fundamental reunirá os participantes na UNOESC e EBM Rui Barbosa e em parceria com o Programa OPET irá ofertar subsídio instrumental metodológico para a exploração de forma significativa do material didático para um percurso formativo de êxito. Serão um total de 24 grupos, distribuídos entre os componentes dos anos iniciais e anos finais. Mediante organização prévia, foram instalados celulares em algumas salas para que todas as profissionais gestantes possam acompanhar a formação de suas casas. “A formação continuada de forma remota para as gestantes, é uma maneira de cuidado da secretaria com as mesmas e eu consigo participar desse momento importante, compartilhando as ideias com os colegas mesmo de forma remota” relatou a professora do componente curricular de ciências, Denise Regina Lorenzi da Silva.
O coordenador pedagógico, Junior Jonas Sichelero, explica que, “a formação continuada é fundamental para a construção do processo educativo e também é um espaço onde esses conhecimentos vão edificando possibilidades de atuação. A troca de experiências que ocorre é muito positiva porque instrumentaliza e corrige o rumo que estamos tomando durante as aulas”.
Já o Setor de Educação Infantil terá uma parte da formação em formato presencial, realizada no Auditório da UNOESC, também em parceria com a OPET, na qual abordará a temática “Educação Infantil: o quintal da infância onde o simples se torna extraordinário”, que será exposto pela formadora Marina Rhinow. A outra parte será em formato on-line (síncrona) e os professores, nas instituições de ensino, irão acompanhar as orientações referentes ao documento “Vivências Cotidianas: Organização das relações, tempos e espaços na Educação Infantil”, o qual será apresentado pelas articuladoras do setor. Os professores e demais profissionais foram divididos em quatro grupos para a realização desta formação.
“A palestra de hoje foi significativa e vem de encontro com tudo que é apresentado na BNCC no que se refere à educação infantil. Os espaços organizados dentro do que é persistente a criança precisam ser extraordinários. Tem que ter um espaço que convide a criança a participar e utilizar as diferentes aprendizagens. A criança é protagonista, criativa e deve ter seus direitos de aprendizagem respeitados”, disse a professora Neusa Alves Gazaro.
A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, destaca que, “A secretaria adquiriu este material didático para que possamos ter melhores resultados no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos. Esta etapa de formação é de fundamental importância para que os profissionais recebam orientações de como utilizar esse material como suporte em suas aulas, fazendo dele uma ferramenta eficaz, além de aprimorar o conhecimento sobre novos temas”.
Fonte: Assessoria/PMC