A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 11 e 12 de março o “1º Encontro de Mentoria de Gestores” do ano letivo de 2025, no Centro de Cultura e Eventos.
As atividades foram desenvolvidas em pequenos grupos pela manhã e pela tarde. O objetivo da formação foi oportunizar que todos compreendam a importância da sua função e participação no processo de gestão democrática, bem como, orientar quanto aos critérios de avaliação da Gestão Democrática para todas as Instituições Educativas da Rede Municipal referentes ao eixo pedagógico, para que as ações do gestor e vice-gestor estejam alinhadas a nova proposta de gestão.
A vice-gestora da EBM Diogo Alves, Aliane Greselli, comentou que o momento de trocas foi importante, pois foi possível observar quais são as práticas feitas com com os estudantes, famílias e professores nos demais espaços educativos. “Ouvir os colegas nos beneficia porque conseguimos perceber quais ações, metas e estratégias pedagógicas eles estão desenvolvendo nas instituições em que atuam e refletir como podemos adaptá-las à nossa realidade”, disse.
Para a gestora da EBM Vila Real, Rosenilda Dias, o encontro foi muito produtivo. “Depois de ouvir os demais gestores e saber que muitos deles enfrentam desafios semelhantes, que implementaram formas criativas de lidar com os contratempos e apresentaram muitas ideias interessantes que posso adaptar na minha escola, eu saio do encontro bem motivada e com vontade de inovar ainda mais lá na escola”, afirmou.
A Secretária de Educação Astrit Tozzo recordou que essas formações integram o processo de Gestão Democrática. “Precisamos instrumentalizar as nossas equipes gestoras para que todos compreendam todos os eixos da Gestão Democrática, o administrativo, o pedagógico, o financeiro e o democrático, conforme o Decreto nº 46.177, de 2023, e possam envolver cada vez mais a comunidade escolar nas tomadas de decisões referentes às instituições educativas”, comentou.
Fonte: Imprensa/PMC