Pelo menos 44,5 mil mulheres entre 25 e 64 anos, que utilizam a rede municipal de saúde de Chapecó, não fizeram coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero, nos últimos três anos. Isso representa praticamente 2/3 das 68 mil usuárias identificadas no município nesta faixa etária.
Por isso a Secretaria de Saúde de Chapecó realizará busca ativa destas pacientes via whatsapp.
De acordo com a gerente de Atenção Básica do Município, Lígia Schacht, serão enviadas mensagens individualizadas lembrando da importância de manter os exames em dia para prevenir e diagnosticar a doença precocemente .
Todas as mulheres poderão procurar o Centro de Saúde da Família de referência para o seu endereço residencial para realizar a coleta do exame.
As mensagens devem ser disparadas a partir do dia 28 de julho, gradativamente, por idade, iniciando com a faixa de 25 anos. A cada 15 dias deve ser chamada a faixa etária seguinte.
Consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a sua saúde em dia, ajudando a detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início.
O exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. É considerado o principal método para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%.
Fonte: Assessoria/PMC