segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Saúde / Secretaria de Saúde de Chapecó orienta foliões para o Carnaval
Foto: PMC

Secretaria de Saúde de Chapecó orienta foliões para o Carnaval

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro acontece o Carnaval, uma festa tradicional e por isso muitas pessoas aproveitam a festa e a diversão. Mas para aproveitar o feriado com cuidado e segurança, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde realizará uma ação de orientação. No sábado (18), das 8 às 12 e das 13 às 18 horas, na sede da Associação dos Diabéticos, no Terminal Urbano de Chapecó, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará realizando testagens, entrega de preservativos e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s. Também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e folderes informativos em língua portuguesa e espanhola, além de atendimento com psicóloga para avaliação do resultado e promoção de educação em saúde.

De acordo com a Coordenadora do SAE, Vanize Putzel, durante a ação, as equipes da Secretaria de Saúde também vão orientar sobre a prevenção combinada (PrEP e PEP). A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Trata-se de uma estratégia adicional de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV. A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), é uma forma de prevenção à infecção pelo HIV em pessoas que tiveram um possível contato recente com o vírus. Já é ofertada pelo município há alguns anos.

Além do SAE todos os Centros de Saúde da Família também realizam a testagem, a distribuição de preservativos e as orientações sobre as IST’s, nos horários de atendimento de cada unidade de saúde de referência do usuário. A Farmácia Central, localizada na Arena Condá, também realiza a distribuição de preservativos aos usuários. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 07h30 às 22h e nos sábados, domingos e feriados das 16h às 20 horas.

O Secretário de Saúde Jader Danielli destacou a importância do serviço oferecido em Chapecó, e que atualmente estão em acompanhamento e tratamento 1514 pessoas vivendo com HIV/AIDS, de Chapecó e mais 36 municípios. “As atividades de orientação são importantes para reforçar a prevenção e detecção precoce dessas doenças, promovendo um atendimento adequado a esses usuários”, finalizou.

Saiba mais

Segundo a Organização Mundia de Saúde, a Aids é a doença causada pela infecção do vírus HIV, o qual ataca e destrói as células de defesa. Se não tratada, a Aids pode levar à morte. O HIV é o vírus causador da Aids. Há muitas pessoas positivas para o HIV que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Entretanto, elas ainda podem transmitir o vírus. Por isso é importante
fazer o teste regularmente e se proteger em todas as situações.

A testagem é rápida, segura, sigilosa e gratuita, podendo ser realizada nos Centros de Saúde, no SAE e, nos fins de semana e feriados, na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) e no Pronto Atendimento Efapi (PA EFAPI). Os medicamentos para tratamento são dispensados pelo SAE, e em casos específicos como fins de semana e feriados, são dispensados pelos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento.

O Serviço de Atendimento Especializado – SAE fica localizado na Rua Jorge Lacerda, 75, Centro, Policlínica Municipal. Telefone de contato: (49) 3331 2514.

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Equipes de Saúde Bucal de Chapecó participam de capacitação

A Secretaria de Saúde de Chapecó, através da Gerencia de Saúde Bucal, realizou nesta semana ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.