A Secretaria de Saúde de Chapecó promoveu nesta quinta-feira (26) uma capacitação para os servidores que atuam nas equipes de saúde da Atenção Básica, Atenção Especializada e dos Serviços de Urgência e Emergência. Entre os profissionais capacitados estavam médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais de nível superior que atuam nos serviços.
A capacitação ocorreu no Centro de Cultura e Eventos, executada pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Participaram cerca de 180 profissionais de saúde, sendo ministrada pela médica Paula Luisa Bach.
O SAE fica localizado prédio da Policlínica Municipal de Chapecó. Conta com equipe multidisciplinar (Médica, enfermeiros, farmacêutico, psicóloga, etc). O serviço é referência para Chapecó e também para municípios da região.
Segundo a médica Paula “a saúde sexual consiste na vivência livre, responsável e segura da sexualidade e das decisões tomadas acerca da reprodução humana. Requer atenção para aspectos físicos, biológicos e subjetivos. Assim, diversas medidas de prevenção combinada para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são importantes, sendo elas: uso de preservativo masculino e feminino, imunização para hepatites virais e para o vírus do papiloma humano (HPV), testagem de parcerias sexuais para HVI, testagem regularmente para HIV e outras IST, tratamento de todas as pessoas vivendo com HIV. Dentre outros assuntos nessa área técnica, foi abordada a questão da profilaxia pré e pós exposição são seguras para uso durante gestação e amamentação, o HIV pode ser transmitido pelo leite materno e a infecção aguda da mulher neste momento aumenta consideravelmente o risco de transmissão vertical por essa via. Além do HIV, hepatites virais e outras IST, destacando a sífilis pelo elevado número de casos no município. Doenças essas que podem ser transmitidas da mãe para a criança durante a gestação ou mesmo na amamentação.
De acordo com João Lenz, médico diretor técnico da Secretaria de Saúde, “o serviço SAE realiza atendimentos de segunda a sexta em ambos os turnos, bem como faz a disponibilização gratuita de medicamentos especializados e métodos de proteção de barreira (preservativo masculino e feminino).
Segundo o Secretário de Saúde, Jader Danielli, “a secretaria de saúde investe na formação dos profissionais nas mais diversas áreas. E, a capacitação com essa temática, atualiza as equipes de saúde em relação aos novos tratamentos disponibilizados aos pacientes e seu adequado acompanhamento, melhorando ainda mais os indicadores de saúde da população no município de Chapecó”.
Crédito texto e imagem: Assessoria PMC