Nesta semana os secretários municipais e técnicos da educação dos municípios da região da Amosc – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, realizaram a última reunião de trabalho deste ano. Também participou da reunião, o prefeito de São Carlos Rudi Sander.
Na pauta, os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na Educação, que foi apresentada pelo coordenador Jurídico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Thales Gomes, que mostrou resumo do “Manual de Proteção de Dados para Gestores e Gestoras Públicas Educacionais”. Publicação esta, que tem por objetivo apoiar gestores e gestoras educacionais, a compreender a natureza e abrangência da LGPD na educação. O documento foi lançado este ano, pelo CIEB e Unesco e fornece orientações didáticas e aprofundamento sobre a nova legislação e suas exigências em âmbito da educação. Thales destacou alguns pontos relevantes referentes a proteção de dados em âmbito das escolas, seja dos estudantes, bem como dos profissionais da educação.
Os secretários e técnicos presentes no encontro, também visitaram o Centro de Educação Infantil Municipal Criança Feliz, o qual vem desenvolvendo experiências de aprendizagens a partir de elementos na natureza, conforme relatado pelo diretor da escola, Antonio Carlos Ebertz, ou seja, realizar o desemparedamento das crianças, oportunizando práticas educativas em espaços externo da escola.
O representante da plataforma de leitura Árvore apresentou os recursos disponíveis por esta ferramenta digital, a qual prevê o acesso a várias obras literárias contribuindo na motivação de leitores.
Entre outros temas, esteve em pauta, a licenciatura em música da Unochapecó, apresentada pelo coordenador do curso, professor Gustavo Malfatti; Apresentação do Relatório da Visita Técnica dos gestores da educação regional, a Brasília no mês de novembro; Alinhamento do calendário escolar para 2022; Avaliação da IV Conae – Conferência Nacional de Educação; Propostas de formação continuada para profissionais e equipe de apoio da rede municipal de ensino da região. A reunião encerrou, com a palestra show proporcionada pela Gestão Municipal do município de São Carlos.
O coordenador do colegiado de educação, Fabrício Fontana, secretário de Educação de Pinhalzinho, salientou que “a integração dos municípios da AMOSC com objetivos comuns para a educação, possibilita um planejamento mais alinhado em termos de gestão da educação e fortalece ações colaborativas e o crescimento, não somente para o meu município, mas contribui para o desenvolvimento de toda uma região”. Fontana, finaliza ressaltando que, “mesmo diante de grandes desafios durante este ano, por conta da pandemia, os resultados foram positivos, o empenho e a dedicação de gestores, professores e equipe de apoio, possibilitou manter o ensino presencial seguindo os protocolos vigentes. E assim, a educação cumpre o seu papel social do desenvolvimento do ensino e aprendizagens dos estudantes”, finalizou.
Fonte/Fotos: Assessória/AMOSC