Na última semana foi apresentada a equipe que fará a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos de Chapecó, em parceria com a Unoesc.
Agora, entre as etapas do plano está o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS. Nesta semana, a etapa é coleta de dados e diagnóstico. O processo está acontecendo nas Associações de Catadores que possuem local adequado. A metodologia de quarteamento – para identificar a partir da separação feita pela comunidade, a geração de resíduos e suas quantidades, através da gravimetria – faz amostras, com a separação dos resíduos conforme o tipo e pesagem.
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler, Chapecó possui três tipos de coleta de resíduos domiciliares: coleta convencional, coleta automatizada e coleta subterrânea. A caracterização será feita nos três modelos para amostragem precisa.
Segundo ela, a equipe terá até março de 2025 para realizar o levantamento das informações, realizar as audiências públicas e elaborar o plano, para um período de seis anos. Nos próximos dias, a Administração Municipal, divulgará o cronograma das audiências públicas.
Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC