terça-feira , 4 fevereiro 2025
Home / Chapecó / Simplifica Chapecó busca experiência no Paraná para diminuir ainda mais tempo de abertura de empresas

Simplifica Chapecó busca experiência no Paraná para diminuir ainda mais tempo de abertura de empresas

Chapecó vem se destacando nos últimos anos na agilização dos processos de abertura de empresas, diminuindo o tempo para análise de viabilidades, liberação de cadastro e alvará de funcionamento. A média de tempo de um alvará, por exemplo, que era de 252h em 2019, passou para 15h em 2023. Isso foi possível devido a alguns fatores, como a nova lei de liberdade econômica 767/2022, que veio para desburocratizar o processo e tipos de alvarás, a alteração na plataforma e sistemas internos, aproximação com a junta comercial de SC, convênio com o consórcio de inovação na gestão pública municipal – CIGA, estruturação no quadro de servidores entre outros.
O Município encerrou o ano de 2023 com 52.166 cadastros econômicos ativos e este ano, até fevereiro, já foram registrados 1.700 novos cadastros.
Os processos de viabilidade são deferidos em menos de 24 horas em 86% dos casos, sendo que 44% são deferidos em menos de 1 hora. O mesmo acontece para a liberação do alvará onde 77% são liberados em menos de 24 horas e, 32%, em menos de 1 hora.
Pensando na busca em tornar o processo ainda mais rápido e ágil o Prefeito João Rodrigues solicitou que a equipe formada por Moacir Rohr, secretário de Fazenda, Luiz Carlos Balsan, gerente do Simplifica, e Rodrigo Mauricio Ribeiro, coordenador do Simplifica, fossem até a cidade de Cascavel PR, que é referência no estado em processos de abertura de empresas, para buscar novas ideias e melhoria nos processos internos, adotados atualmente no município.
Em Cascavel PR, por intermédio de Hivonete Piccoli, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a equipe foi recebida por Eliane Portella, Diretora de Desenvolvimento Econômico e demais servidores da pasta.
Na ocasião foram trocadas informações sobre legislação, processos internos, integração com junta comercial, sistemas entre outros. Moacir Rohr destacou a importância desta aproximação e a troca de experiências entre os municípios e a busca contínua por novidades. Luiz Carlos Balsan enfatizou que ainda em 2024 haverá mudanças e alterações nos processos internos do município, buscando ainda maior celeridade no processo de abertura de empresas. Também em conjunto com Rodrigo Maurício Ribeiro vão realizar um estudo e fazer algumas alterações no processo interno do município.
Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Cidade do Idoso retoma as atividades em Chapecó

Nesta segunda-feira (03) retornam as atividades da Cidade do Idoso em Chapecó um dos projetos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.