domingo , 27 abril 2025
Home / Destaque / TCE cobra edital para concessão de ferry boat
Foto: NGISul/Divulgação

TCE cobra edital para concessão de ferry boat

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) aprovou a decisão que determina a publicação de Edital de Concorrência Pública ou de Parceria Público-Privada para concessão do Transporte Aquaviário de Passageiros “Ferry Boat” entre Navegantes e Itajaí. Com base no voto do relator, conselheiro Luiz Eduardo Cherem, foi concedido um prazo de 24 meses para que as Secretarias de Estado da Fazenda (SEF) e de Infraestrutura (SIE) comprovem a adoção da providência. Em caso de descumprimento, poderá ser aplicada multa diária no valor de R$ 20 mil aos secretários.

Desde 1967, o transporte de cargas e veículos do ferry boat é feito sem licitação, por meio de delegação e sem qualquer instrumento contratual válido. Em dezembro do ano passado, a Alesc aprovou uma lei que prevê a possibilidade de pagar a tarifa de ferry boat em Santa Catarina por pix, modalidade que até então não estava prevista na travessia entre Navegantes e Itajaí. Contudo, após a sanção da lei pelo governador, o que aconteceu em janeiro de 2024, a empresa emitiu uma nota alegando que não tinha obrigatoriedade no cumprimento, já que não tem uma concessão definitiva.

Até lá, a SEI precisará celebrar, no prazo de 30 dias, um contrato emergencial com a atual empresa que realiza o transporte, a NGI Sul, fazendo cumprir uma série de cláusulas que venham a assegurar a melhoria e segurança dos passageiros. Entre elas estão oferecer formas alternativas de pagamento das tarifas como pix, cartão de débito e cartão de crédito, além de outras formas previstas na legislação estadual, manter assentos suficientes, cobertura contra chuva e garantir as gratuidades previstas em lei.

Enfim, o serviço que há anos seguia sem qualquer tipo de regularização, terá, finalmente, normas a cumprir. Com isso, quem ganha é a população.

 

Foto: CRC/Divulgação

Marisa Schvabe volta à presidência do CRC

Nos 78 anos de história do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), a entidade reconduziu, pela primeira vez, uma mulher à presidência. A cerimônia de posse da contadora Marisa Luciana Schvabe de Morais reuniu, na sede da autarquia, em Florianópolis, o governador do Estado, Jorginho Mello, autoridades da esfera política e contábil, como o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas. O evento também empossou novos conselheiros e a nova diretoria eleita para o Biênio 2024/2025.

Em seu pronunciamento, Jorginho Mello destacou a parceria da entidade com o governo para desburocratizar os sistemas do fisco estadual e melhorar o ambiente de negócios, uma bandeira da gestão dele.

 

Mudança de partido

O ex-deputado federal Hélio Costa assinou esta semana sua filiação no MDB e, ao que tudo indica, será também candidato a vereador da Capital nas eleições de outubro. A chegada dele ao partido faz parte da estratégia do Manda Brasa para voltar aos velhos tempos, com um bom número de cadeiras nas prefeituras e legislativo dos municípios. Hélio Costa, que não se reelegeu no pleito de 2022, engrossa uma corda de ex-candidatos que também estão recalculando a rota para não ficar sem uma vaga.

 

Vagas abertas

Estão abertas até 2 de abril as inscrições para 24 cursos de qualificação profissional do IFSC. Os cursos (formação inicial e continuada) são de curta duração, voltados para formação e aperfeiçoamento profissional e são todos gratuitos, com atividades ainda no primeiro semestre de 2024. Há opções de curso a distância e presenciais nas cidades de Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Lages, Palhoça, São Carlos, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Inscrição. Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

 

Dengue

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), informou que os casos prováveis de dengue tiveram um aumento de 387,02% nestes primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 236 dos 295 municípios catarinenses já registraram casos da doença, chegando a 49.920 em toda Santa Catarina.

 

FAHECE 30 ANOS

A FAHECE recebeu nesta quinta-feira, 14, uma homenagem da Alesc pelo seu 30º aniversário, em reconhecimento pelos inestimáveis serviços prestados à sociedade catarinense. A menção foi proposta pelo deputado Mario Motta (PSD), que destacou, no Plenário, as contribuições da FAHECE para o tratamento do câncer, do sangue e da urgência e emergência no Estado. Diversos parlamentares também fizeram uso da palavra durante a sessão para prestar homenagens e enaltecer o trabalho prestado pela fundação.

 

Fumdes

Iniciaram nesta quinta-feira, 15, as inscrições e renovações para as bolsas de estudo do FUMDES (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior), com base no cronograma divulgado pela Secretaria de Estado da Educação. A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) alerta as Instituições de Ensino Superior particulares e estudantes para o cumprimento dos prazos, com a finalidade de que um maior número de estudantes tenha acesso às bolsas. Lembrando que o Universidade Gratuita atende as universidades comunitárias, já o Fumdes, corresponde os cerca de 25% restante, que é algo em torno de 40 instituições de ensino superior de Santa Catarina.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

GETÚLIO SERÁ FECHADA NO DOMINGO

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes informa que a Avenida Getúlio Vargas será ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.