Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (3) a nova unidade de saúde do bairro Santa Maria, com 754 metros quadrados, quase o dobro da unidade antiga, que tinha 450 metros quadrados.
“Antes não era ruim, mas era apertado. Agora ficou sensacional, ficou muito bom, em mais espaço e mais conforto. Aqui é o segundo bairro mais antigo e tem muito idoso, e com a volta do atendimento fica mais perto. Além disso serão ampliadas as equipes de atendimento”, disse o representante do Conselho de Saúde da comunidade, Mauri Pontes, que participou do ato.
Em seu discurso o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, falou do reforço no atendimento.
“Aqui tem duas equipes de Saúde da Família e já conversei com o secretário de Saúde, João Lenz, para contratarmos mais duas. Esta unidade tem um padrão de estrutura, móveis e equipamentos como se fosse atendimento particular. Mas não é só o prédio, o mais importante é o atendimento de nossas equipes. E na nossa administração nós não paramos nenhum minuto após a eleição. A cada dia temos uma obra e um serviço novo”, disse Rodrigues.
O presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski, ressaltou que o investimento mais importante é o realizado na saúde.
O arcebispo Dom Odelir Magri fez a benção da unidade, que leva o nome de Frei João.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o secretário de Saúde, João Lenz, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, a coordenadora da unidade, Maria Jaqueline Rossari, representantes da CSW, responsável pela obra, além de moradores do bairro.
O investimento no local foi de R$ 3,3 milhões, com recursos da Prefeitura. Para ampliar a unidade foi desmanchado o CEIM Nova Era, que ficará em um prédio novo. O pátio, que antes tinha brita, agora é todo com paver. A nova estrutura conta com farmácia, sala de grupos, consultórios, recepção, sala de vacina, atendimento odontológico, clínico geral, enfermagem e equipes multiprofissionais.
História de Frei João
Frei João Vianney Erdrich nasceu em 7 de novembro de 1906 em Ibach, Alemanha. Filho de família profundamente religiosa, seus pais, Georg Erdrich e Fransiska Erdrich, tiveram 10 filhos. Incentivado por sua mãe, abraçou a vocação religiosa. Antes de entrar na Ordem dos Frades Menores, trabalhou como marceneiro.
Chegou ao Brasil em 30 de abril de 1932. Após chegar ao Brasil, a sua preparação começou por Rio Negro-PR, depois Rodeio-SC, em seguida Curitiba-PR, concluindo em Petrópolis-RJ. Em 20 de dezembro de 1934, celebrou os votos temporários, em Petrópolis-RJ. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 26 de novembro de 1939, também em Petrópolis. Atuou de 1940 a 1945 em Guaratinguetá-SP e de 1945 a 1950 em Angelina-SC.
Em Chapecó, exerceu seu ministério do ano de 1951 até 1992. Frei João foi responsável pela criação de toda infraestrutura material da paróquia Santo Antônio, que possibilitou inclusive a criação da nova Diocese com sede em Chapecó. Entre as infraestruturas estão; a construção da Catedral, casa paroquial, residência do Bispo, Seminário Diocesano, Colégio São Francisco, Colégio Bom Pastor e Centro de Convivência Diocesana São José.
Frei João está ligado profundamente ao desenvolvimento da paróquia Santo Antônio, criação da Diocese de Chapecó e podemos dizer, ligado ao início do desenvolvimento da cidade de Chapecó.
Em 1993 Frei João foi transferido para Forquilhinha SC, até 1999, onde no dia 17 de junho de 1999 faleceu. Seu corpo foi transladado para Chapecó, vindo a permanecer entre os que amou e também o amaram nos 42 anos em que atuou e dedicou sua vida junto a este povo.
Fonte: Imprensa/PMC