O presidente da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, Rudi Sander, prefeito de São Carlos, e os secretários de Educação dos municípios associados à entidade, tiveram oportunidade de conhecer a estrutura do Colégio Uno, o Pollen Parque Científico e Tecnológico, entre outros projetos invadores da Unochapecó. A visita ocorreu na tarde desta segunda (28), quando foram recebidos pelo reitor da universidade, Cláudio Jakoski, a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação Andrea Marocco, Pró-Reitor de Administração José Alexandre De Toni, Pró-Reitora de Graduação Silvana Muraro Wildner e a diretora do Colégio Uno, Marizete Lemes da Silva Matiello.
Conforme explanação dos anfitriões, o Colégio Unochapecó, que tem com o objetivo de oferecer para toda a comunidade regional um Ensino Médio da Educação Básica de qualidade, usufruindo da sua estrutura física, acadêmica e cultural. Estruturado para atender os jovens da região, compartilhando da mesma estrutura que a universidade oferece para a comunidade. “É mais um projeto de vanguarda, focado na formação de jovens protagonistas, em seu projeto de vida e que possam buscar o seu crescimento pessoal e profissional a partir das suas experiências no ensino médio e posteriormente no ensino superior”, enfatiza o reitor Cláudio Jakoski. De acordo com a diretora Marizete Matiello, este projeto pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos alunos escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. “Com uma proposta inovadora, a universidade ingressa no campo da Educação Básica, oferecendo um Ensino Médio de qualidade e com toda a estrutura física, acadêmica e cultural da instituição que é referência em excelência”, explica.
O projeto pedagógico leva em conta todas as mudanças no Ensino Médio do país, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e foi desenvolvido por uma equipe muito qualificada de professores mestres e doutores. Neste sentido, o Colégio vem para formar jovens críticos, reflexivos, que queiram ser protagonistas de seus projetos de vida e que buscam o crescimento pessoal e profissional. Isso tudo sem deixar de lado a essência da Unochapecó, que é o espírito comunitário e o comprometimento com o desenvolvimento regional sustentável.
Além disso, com o objetivo de transformar ideias em soluções e criar desenvolvimento sustentável, a Unochapecó possui uma rede organizacional que atua diretamente com o ecossistema de inovação, gerenciado pelo Pollen Parque Científico e Tecnológico, promovendo o empreendedorismo inovador, o crescimento econômico, agregando valor à produção local, gerindo todas as questões relativas à propriedade intelectual, além de produzir e difundir conhecimento.
“Numa analogia ao trabalho das abelhas, o Pollen Parque Científico e Tecnológico é um local com o mesmo intuito de espalhar ideias, compartilhar, multiplicar, quebrar barreiras e buscar soluções a partir da ciência, da tecnologia e da inovação. E muitas pessoas já fazem parte desse movimento, acreditam na inovação e nas mudanças que o Pollen traz para a nossa cidade e região”, argumenta a pró-reitora Andrea Marocco. Hoje, 46 empresas e startups (25 e 21, respectivamente) fazem parte do Pollen, e todas já estão instaladas e atuantes. Além disso, integram também o Pollen, o Escritório de Projetos e Prestação de Serviços (EPPS), Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), Observatório do Sistema Regional de Inovação, Centro de Residência em Software (CRS), Incubadora Tecnológica (Inctech), Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense e o Cocreation Lab da Unochapecó.
“Foi um encontro produtivo, de onde saímos satisfeitos por aprofundar ainda mais o nosso conhecimento em relação a estrutura, que não para de crescer, e os projetos inovadores da Unochapecó, para a educação superior, as especializações, o ensino médio e sua participação importante na área social de toda a nossa região”, ressaltao Rudi Sander, presidente da AMOSC.
No encontro, também foram apresentados projetos educacionais e serviços, capacitações, tais como cursos de curta duração, técnicos, pós-graduações lato sensu, dentre outros, que tem por objetivo possibilitar a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam em seus municípios.
Fonte: Assessoria/AMOSC