A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o Vacimóvel estará atendendo no Ecoparque nesta quinta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, também na sexta-feira, além do sábado e domingo. O horário será das 14h às 18h. Importante levar documento com foto e número do CPF. Se for possível levar também a caderneta de vacinação.
De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, neste ano o Vacimóvel tem ficado nos parques e praças no final de semana, mas como está em andamento a Campanha de Vacinação contra a Influenza, foi optado por ampliar o atendimento para o feriado e também na sexta-feira. Lenz lembra que até o dia 10 de maio somente os grupos prioritários podem receber a vacina. Mas isso já corresponde a 99 mil pessoas em Chapecó. Até o momento já foram vacinadas mais de 15 mil pessoas. No dia 10 de maio a vacina será liberada para toda população acima de 6 meses de idade. Além da vacina contra a “gripe” estarão disponíveis no Vacimóvel todas as vacinas do calendário de vacinação, exceto a da Dengue, que ainda não chegaram novas doses do Ministério da Saúde.
O secretário reforçou a importância da vacinação, especialmente para os grupos mais vulneráveis: “Vacinar evita o agravamento de doenças, hospitalizações e até mortes. É fundamental que os grupos prioritários busquem a imunização o quanto antes”, disse.
Público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos
Trabalhadores da saúde
Gestantes e puérperas
Professores dos ensinos básico e superior
Povos indígenas
Idosos com 60 anos ou mais
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade
Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos)
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC