No Japão uma equipe conseguiu criar uma vacina capaz de matar o vírus HIV em macacos. Atualmente a AIDS não tem cura, somente tratamento com coquetéis antiaids, o SUS fornece este medicamento gratuitamente. O tratamento não mata o vírus, mas consegue reduzir os efeitos negativos da doença.
A vacina foi desenvolvida usando uma bactéria que fortalece o sistema imunológico, a bactéria foi combinada com esse tipo específico do vírus HIV atenuado. Os testes foram feitos em sete macacos comedores de caranguejo infectados com o HIV-símio. Os testes feitos após a aplicação do imunizante não encontraram vestígios do vírus nos macacos.
Mesmo infectando os macacos com alta carga viral, sendo mortal em outras ocasiões, em seis de sete cobaias, o vírus desapareceu sem deixar vestígios. Os pesquisadores esperam poder usar o HIV coletados de humanos para fazer novos testes.
Os testes de vacinas em humanos irão começar aproximadamente em cinco anos. A empresa Moderna espera usar a mesma tecnologia usada em sua vacina contra o coronavírus, o mRNA, ou RNA mensageiro, para tentar ter uma vacina eficiente contra o vírus da Aids.
Fonte: Kaique Lima/Olhar Digital