Iniciou nesta segunda-feira (16) a vacinação contra a raiva em cães e gatos de diversas comunidades pelo interior de Chapecó. O objetivo da atividade é facilitar o acesso e garantir a vacinação aos animais, especialmente nestas comunidades devido a casos registrados de óbitos em bovinos pela raiva e a possibilidade de transmissão para outros animais. A ação segue até quinta-feira (19).
De acordo com Liandra Dall Orsoletta, coordenadora do NAPA, a orientação para os moradores destas comunidades, para no dia e hora agendados, levar até o salão comunitário para que os veterinários vacinem os animais. “Pedimos para que a comunidade participe, que leve os cães e gatos para vacinação. A prevenção é muito importante”, comentou. Ela ressaltou a importância de vacinar os animais de companhia. “Embora não tenhamos casos positivos em cães e gatos na região, a vacinação é uma medida preventiva essencial para evitar a disseminação da doença”, afirmou.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Gilson Pagliosa, a raiva é uma doença altamente letal e contagiosa, sendo disseminada principalmente por morcegos hematófagos. “A raiva tem uma letalidade de quase 100%, tanto para animais quanto para seres humanos. Na nossa região, já identificamos 13 propriedades com focos positivos, algumas com a perda de até 20 animais. A vacinação correta e o controle dos abrigos de morcegos são fundamentais para conter essa doença”, destacou.
A equipe da Vigilância Epidemiológica destacou ainda que a vacinação em humanos é especialmente importante em casos de acidentes com morcegos ou contato com animais infectados. “É essencial que pessoas expostas a animais suspeitos ou infectados procurem imediatamente atendimento médico para receber as doses necessárias da vacina”, orientou a enfermeira Ingrid Pujol.
Ingrid também reforçou a necessidade de conscientização para evitar o contato direto com morcegos, vivos ou mortos, e alertou sobre a importância de buscar orientação da Vigilância Ambiental. Informações sobre vacinação e controle de morcegos podem ser obtidas junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Vigilância Epidemiológica.
Cronograma da atividade:
16/12 – Distrito de Marechal Bormann das 9h às 13h – Superintendência
16/12 – Rodeio do Herval das 13:30h às 16h – Salão comunitário
17/12 – Distrito de Goio-Ên das 8:30h às 11h – Salão comunitário
17/12 – Linha Almeida das 14 às 16h – Salão comunitário
18/12 – Barra da Chalana das 8:30 às 11h – Salão comunitário
18/12 – Serraria Reatto das 14 às 16h – Salão comunitário
19/12 – Linha Serrinha das 8:30 às 11h – Salão comunitário
Fonte: Imprensa/PMC