Os vereadores de Chapecó, em sessão ordinária, votaram e aprovaram pedido para que a Prefeitura de Chapecó, realize um mutirão para entrega de prótese auditiva. A solicitação foi feita por intermédio de Moção de Apelo ao prefeito de Chapecó e teve a autoria do vereador João Siqueira (PP).
O apelo, de acordo com a moção, se baseia em uma Lei Municipal de 1998, que tem o objetivo de minimizar, através do uso da amplificação auditiva, evitando o isolamento e a segregação do indivíduo idoso portador de uma deficiência auditiva perante a sociedade. “O resultado é promover a reintegração social, sentindo-se valorizado, tendo uma qualidade de vida melhor”, lembra João Siqueira.
O texto da moção, também apresenta um estudo publicado que foi desenvolvido por uma equipe de investigadores da Islândia. De acordo com a pesquisa, idosos com perda auditiva têm uma taxa de mortalidade mais elevada daqueles que usam aparelhos auditivos. Além disso, afasta também doenças como o Alzheimer – a cada 10 decibéis perdidos de audição, o risco de demência cresce 27%.
O vereador João Siqueira espera que a Prefeitura de Chapecó, via Secretaria Municipal de Saúde, possa realizar um mutirão e entregar as próteses auditivas. “São pessoas que já têm outros problemas de saúde e que acabam se isolando cada vez mais em função da perda da audição”, completou.
Fonte: Câmara Municipal de Chapecó