segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Geral / Vigilância Ambiental alerta pais sobre acidentes com abelhas, vespas e taturanas
Imagem/Divulgação

Vigilância Ambiental alerta pais sobre acidentes com abelhas, vespas e taturanas

Somente em uma semana a Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de Chapecó registrou quatro acidentes envolvendo crianças menores de sete anos, que foram picadas por abelhas. Diante disso Vigilância faz um alerta para os pais, para que tomem os devidos cuidados, verificando o ambiente onde a criança está, se há colmeias ou abelhas nas proximidades, se há troncos onde podem se esconder animais peçonhentos e que a criança pode mexer ou até deixar copos com refrigerante ou outros produtos que são atrativos para animais.

De acordo com o biólogo Junir Lutinski, que é da Vigilância Ambiental, um dos acidentes foi causado por um copo com restos de refrigerante, onde uma abelha pousou e, uma criança colocou o copo na boca, sendo picada. Em outro caso uma criança entrou em contato com um enxame de abelhas.

“Neste período é importante os pais estarem atentos pois temos uma maior atividade dos animais, pelas condições climáticas, e um fluxo maior de pessoas visitando áreas verdes, chácaras, áreas rurais, beira de rio, acampando, entre outras atividades realizadas nas férias. Com isso aumenta o risco de acidentes”, disse o biólogo.

Em 2021 foram registrados 94 casos de acidentes com animais peçonhentos, sendo 26 com taturanas ou similares, 38 com aranhas, 15 com abelhas, nove com serpentes, três com vespas e três com escorpiões.

Lutinski recomenda também o uso de repelente, que ajuda a proteger também contra mosquitos, ente eles o Aedes aegypti, transmissor da dengue entre outras doenças.

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura recomenda uso dos créditos do estacionamento rotativo até o final do mês

A partir de janeiro uma nova empresa, a Vago, vai assumir o estacionamento rotativo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.