quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Saúde / Vigilância em Saúde faz alerta sobre dengue e limpeza em terrenos baldios
Imagem/Internet

Vigilância em Saúde faz alerta sobre dengue e limpeza em terrenos baldios

Chapecó é um dos 118 municípios de Santa Catarina com infestação do município Aedes aegypti e teve um aumento de 89% no número de focos neste ano, chegando a 1.406. Além disso tem 65 casos confirmados. Devido a essa situação a Secretaria de Saúde, mais especificamente as equipes da Vigilância em Saúde, tem realizado uma série de ações de combate aos focos do mosquito.

A Vigilância em Saúde Ambiental, vem realizando ações como mutirões, visitas e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, o monitoramento de pontos estratégicos e onde os depósitos são de difícil acesso, contam com o auxílio de drone, com o intuito de mitigar o número de focos, principalmente nesta época em que o verão propicia o desenvolvimento do mosquito. A coordenara da Vigilância Ambiental, Karina Giachini, emitiu um alerta para os profissionais de saúde e também para a população em geral, para que redobrem os cuidados.

Já a Vigilância Sanitária está executando as fiscalizações dos pontos estratégicos, cemitérios, entre outros, a fim de verificar o cumprimento das medidas preventivas de combate à Dengue, orientando a população como meio de prevenção, uma vez que o foco das fiscalizações não é a punição, mas sim a resolução do problema, disse a coordenadora, Patrícia Alves Ferreira.

Como forma de orientar para que a população se conscientize, ela salienta a importância das limpezas (retiradas de material inservível e roçadas) em terrenos baldios, (perfuração de pratos de vasos de plantas, microtelagem de cisternas, entre outros) no pátio das residências para que com isso diminua e até evite o surgimento de focos de mosquito da Dengue, o aparecimento de animais peçonhentos (aranhas, taturanas, escorpiões, etc).

Ela citou que 41,7% dos focos estão em lixos, sucatas e entulhos e destes existem muito casos em terrenos baldios.

A secretaria de Planejamento e Desenvolvimento está colaborando com a ação, notificando os proprietários de terrenos baldios para que façam a limpeza. Segundo o diretor da pasta, Maurício Lise da Rocha, os proprietários têm 15 dias para fazer o serviço, a partir da notificação. Caso contrário terão uma multa de 50 UFRMs (R$ 227,90). Após é feito encaminhamento para a Secretaria de Infraestrutura fazer a limpeza, com cobrança de meia UFRM por metro quadrado. (R$ 2,279).

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Secretaria da Família recebe veículo para cursos de capacitação

A Secretaria da Família e Proteção Social recebeu nesta semana um veículo Strada, que segundo ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.