Nesta semana o setor de educação da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, realizou dois encontros para tratar sobre a volta às aulas, no próximo mês. Um para debater a organização geral nas escolas e outro específico para tratar dos PlanCon-Edu, Plano de Contingência para Educação/COVID-19, relacionado a Pandemia da Covid-19.
Um dos encontros ocorreu de forma virtual, com os Comitês Municipais de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19, com orientações para que realizem as atualizações necessárias dos PlanCons-Edu e repassar às Comissões Escolares dos municípios de abrangência da AMOSC e mais 07 municípios que compõe a abrangência da Regional de Saúde de Chapecó, para garantir a segurança sanitária de alunos, professores e demais funcionários dos educandários.
De acordo com a Assessora de Educação da AMOSC, Locenir de Moura Selivan a Portaria Estadual nº 79, de 18/01/22, e o Decreto nº 1.669 (11/01/2022), trazem medidas de ajustes para as diretrizes de retorno às aulas, que precisam ser atualizadas em todas às escolas, sejam públicas ou privadas, universidades e faculdades, para que todos tenham segurança e tranquilidade neste início de ano letivo.
Participaram do encontro os integrantes dos Comitês Municipais, Equipe do Plancon Regional, que reúne representantes da AMOSC, Defesa Civil Regional, da Vigilância Sanitária de Chapecó, Vigilância Epidemiológica Regional, Coordenadoria Regional de Educação, entre outros órgãos e entidades.
Já de forma presencial, o Colegiado dos Secretários Municipais de Educação da AMOSC realizou a primeira reunião do ano, para tratar detalhes gerais do início do ano letivo, que ainda no ano passado, ficou definido que será em 9 de fevereiro, para os alunos.
Entre os assuntos, o novo Fundeb – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (alteração através da Lei nº 14.276, 27/12/21), o Piso Salarial dos Professores e o alinhamento referente as formações continuadas dos professores, que neste primeiro momento ficou definido que serão realizadas ainda de forma online, como medida de segurança, evitando o deslocamento de professores de um município para o outro. A atualização do Projeto Político Pedagógico das escolas, entre outros planejamentos também foram discutidos. No final os secretários receberam uma agenda presenteada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME.
Fonte: Assessória/AMOSC