quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Destaque / Voluntários do projeto Travessia Segura recebem capacitação

Voluntários do projeto Travessia Segura recebem capacitação

Fila dupla, parar sobre a faixa destinada a pedestres, fazer retorno passando em cima da faixa de pedestre, transportar criança sem observar as normas de segurança estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de usar o cinto de segurança e dirigir manuseando o celular. Essas são algumas das principais infrações de trânsito que costumam acontecer em frente às escolas, tornando a travessia das vias menos seguras.
Para humanizar o trânsito em frente aos estabelecimentos particulares de Chapecó, conscientizar escolares e condutores de veículos para uma atitude de civismo e de segurança, a Diretoria de Segurança Pública e o Núcleo das Escolas Particulares da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) desenvolvem o Projeto Monitor de Travessia Escolar.
A iniciativa consiste em ter voluntários – entre familiares, colaboradores das escolas e comunidade – para auxiliar os alunos nos horários de entrada e saída das escolas. Recentemente, ocorreu capacitação dos voluntários, realizada pela Guarda Municipal. Foram abordados temas sobre noções básicas de trânsito, de segurança no trânsito, de segurança tanto de pedestres quanto da pessoa que está fazendo a atividade voluntária, entre outros assuntos.
O diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Leuze, enfatizou que a capacitação foi importante para que os voluntários tenham segurança e conheçam a legislação de trânsito. “O projeto contribuirá para a conscientização dos motoristas e também para treinar as crianças, que serão motoristas no futuro. É um trabalho preventivo e de educação para termos um trânsito mais seguro em frente às escolas”.
A coordenadora do Núcleo das Escolas Particulares da ACIC, Luciana Balbinott Paludo, lembrou que todas as escolas particulares do município foram convidadas para aderir ao projeto. “A capacitação dos voluntários foi muito produtiva. Tivemos participação de escolas integrantes do Núcleo e também de outras que não são nucleadas. O projeto vai trabalhar a educação para o trânsito, pensando também nas crianças como multiplicadores para as famílias”.
O papel do monitor de trânsito voluntário será auxiliar na travessia dos pedestres, em frente às escolas particulares, e auxiliar os condutores de veículos que transitam em frente aos estabelecimentos, lembrando que existem perspectivas que podem ser conflitantes, mas que entre elas há um ponto em comum: a preservação da vida. Leuze enfatizou que a entrada e saída dos escolares acontece nos horários de maior fluxo de trânsito, coincidindo com o início e fim dos turnos de trabalho. “Por isso, é importante conscientizar os usuários da via para que não ocorram acidentes nem infrações”.
O monitor de travessia poderá auxiliar na organização dos pedestres, combinando-os em grupos maiores ou menores, e fazer a liberação do trânsito de veículos ao visualizar um aumento que possa ser prejudicial aos demais usuários, como de carros que possam estar trancando um cruzamento ou para dar passagem a um veículo de emergência, por exemplo. “Para controlar uma faixa de pedestre, é preciso conhecer a sinalização, a técnica correta para se comunicar com condutores e pedestres, a legislação e estar atento aos aspectos momentâneos e dinâmicos da via. Todos esses aspectos foram abordados na capacitação”, acrescentou Leuze.
Devido à necessidade de alinhamento de alguns detalhes, o lançamento prático do projeto Travessia Segura será em data a definir durante o segundo semestre. A capacitação teórica continuará, com as escolas que ainda não realizaram. As escolas que quiserem aderir ao projeto devem procurar a Guarda Municipal: guardamunicipal@chapeco.gov.br ou (49) 9 9911-4926 (Guarda Municipal Stobe).

 

Texto e fotos: MB Comunicação

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/APROV/Unoesc fica em terceiro lugar no Estadual de Voleibol

Encerrou no último final de semana, na cidade de Joinville, o Campeonato Catarinense de Voleibol ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.