Pelo segundo ano consecutivo, a equipe de xadrez masculino de Chapecó conquistou o bronze geral na 22ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), realizada em Florianópolis. Além do título geral, os atletas também garantiram o bronze no torneio por equipes finalizado na manhã de sábado (30/09) após seis dias de competição. Ainda, o atleta Leonardo Antônio Batista conquistou medalha de ouro no torneio de xadrez clássico com incrível performance de sete vitórias em todas as partidas disputadas pelo tabuleiro quatro.
O torneio iniciou na última segunda-feira (25/09) com as disputas individuais de dois torneios: xadrez blitz pela manhã e xadrez rápido durante a tarde. No torneio de xadrez blitz, Chapecó conquistou medalha de ouro com Leonardo Batista, invicto no tabuleiro 4, e bronze com Pietro Cozzer pelo tabuleiro três.
Na terça-feira (26/09), iniciou a competição de xadrez clássico por equipes. Ao longo da semana, Chapecó venceu a maioria dos matches, sofrendo apenas uma derrota para Blumenau, com os seguintes resultados consecutivos: Chapecó 4×0 Garopaba; Blumenau 3×1 Chapecó; Chapecó 3,5×0,5 Navegantes; Chapecó 2 x 2 Criciúma; Chapecó 2×2 Joaçaba; Chapecó 3×1 Florianópolis; Chapecó 3×1 Joinville.
O resultado foi considerado muito expressivo para o município que conquistou o bronze entre 29 equipes. Ao todo, foram somados 72 pontos entre os torneios de xadrez blitz, rápido e pensado, uma diferença de somente sete pontos do segundo colocado. O município de Blumenau conquistou o título geral.
O professor Marco Barbosa, coordenador do Programa Atleta do Futuro (PAF) e o professor Mateus da Rocha acompanharam os atletas na competição e destacaram a dedicação e comprometimento dos jogadores Felipe Gabriel dos Santos, Pietro Cozzer, Leonardo Batista, Francisco Lessa, Rafael Magnanti e Gabriel Pereira. “”Estamos orgulhosos e confiantes para retomar os treinamentos dessa geração de atletas, que tem potencial de conquistar ótimos resultados nas próximas edições das competições da Fesporte e em futuras competições individuais”, reforçam os professores.
O xadrez masculino também agradece o suporte da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Chapecó e o patrocínio da Amo Ofertas.
Texto: Jornalista Liziane Nathália Vicenzi